Cotidiano

Sesc doará adubo para hortas urbanas de Campo Grande

Os adubos são obtidos por compostagem de resíduos orgânicos no Sesc Sabor e Arte, na Capital

Nathália Rabelo Publicado em 18/09/2021, às 08h06

Acordo foi assinado ontem (17) pelo Sesc e prefeitura de Campo Grande
Acordo foi assinado ontem (17) pelo Sesc e prefeitura de Campo Grande - Foto: Divulgação

O Sesc de Mato Grosso do Sul e a Prefeitura Municipal de Campo Grande assinaram um termo de cooperação na sexta-feira (17). Segundo o documento, a unidade do Sesc Sabor e Arte repassará adubos, obtidos por compostagem de resíduos orgânicos, para hortas de Campo Grande apoiadas pelo poder público municipal. Mensalmente são produzidos na composteira elétrica da unidade três toneladas de adubo.

A diretora regional do Sesc, Regina Ferro, comentou que gostaria de estender a parceria feita com a prefeitura e, além de levar o adubo, quer construir uma proposta de produção de proteínas vegetais nas hortas comunitárias. “A ideia é unir ações de sustentabilidade com assistência. Se viabilizada, poderíamos ofertar, por meio do Programa Mesa Brasil, uma fonte rica em proteínas por meio de produção orgânica, fechando assim uma cadeia sustentável e assistencial”, explicou.

Além da composteira, a unidade conta com o forno combinado, que possibilita o preparo de diversos tipos de cocção em uma única câmara, permitindo a produção de vários alimentos simultaneamente, muitos deles sem imersão na água, reduzindo o consumo em até 40%. O equipamento também proporciona economia de gás e energia elétrica em 60%, e gasta 90% menos óleo na hora da fritura. No Sesc Sabor e Arte há também um ecoponto para coleta de óleo saturado, esponja de fibraço e material reciclável.

Conforme o termo de cooperação, caberá à Sidagro responsabilizar-se, a cada quinze dias, pelo recolhimento do adubo doado e utilizar em atividades, projetos ou programas relacionados às hortas urbanas. A Prefeitura entende que, através desse tipo de acordo, poderá ampliar a segurança alimentar por meio do estímulo à produção e consumo de hortaliças, legumes e frutas, com manejo de solo por sistema agroecológico, garantindo o direito à alimentação saudável.

Jornal Midiamax