A (Secretaria Municipal de Educação) recebeu, nesta segunda-feira (11), a doação de cerca de mil livros didáticos que devem ser distribuídos em escolas municipais de . As obras retratam realidades do meio ambiente, cultura e etnias de Mato Grosso do Sul.

A entrega faz parte do projeto “Ler, conhecer e preservar a identidade sul-mato-grossense e proteção ambiental”, doados pela escritora e geógrafa Mara Calvis, através da (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), e Edital Morena Cultura e Cidadania, pela Lei Aldir Blanc.

São dez obras diferentes que buscar relatar a preservação ambiental, cenários do , a cultura regional, povos indígenas e a hidrografia da Capital. “São livros para crianças e adolescentes e que retratam a realidade do Estado. Nove dos dez títulos fazem parte da coleção MS 40 anos, lançada em 2017. São temas diversos e que trazem a identidade sul-mato-grossense”, explica a autora, Mara Calvis.

Os livros serão inseridos no ano letivo deste ano, a titular da Semed, Elza Fernandes explicou que os docentes vão receber formação on-line para aderir o aprendizado aos estudantes.

Os livros que fazem parte do projeto são “Morgana e a Chalana – Pelas Águas do MS”, “Palavras Mágicas”, “Tuco – o tucano bom de bico e os sabores de MS”, “As curiosidades de Tatá”, “Ñande Retã – Nosso território, povos indígenas de MS”, “Jujuba, a seriema viajante – sabores e fronteiras do MS”, “Cacá a jaguatirica”, “Algumas coisinhas que me deixam muito feliz em meu Mato Grosso do Sul”, “Alfabeto ecológico do Pantanal” e “As aventuras de Ygor, o peixe barbado nas Águas de Campo Grande/MS”.

Outros exemplares serão entregues à Sectur. “Serão disponibilizados em oito salas de leitura espalhadas na Capital”, finalizou o secretário da pasta, Max Freitas.