Com 1,2 mil casos novos em 24h e 893 pacientes internados, SES (Secretaria de Estado de Saúde) não descarta reabrir Hospital de Campanha para lidar com a pandemia. Entretanto, ao Jornal Midiamax, a Secretaria disse que o plano prioritário é abrir mais leitos em .

De acordo com último boletim da SES, 196.094 pessoas já foram infectadas pelo coronavírus no Estado. Dessas, 3.667 morreram por causa da doença. Está cada vez mais complicada a situação em MS, pois os leitos estão com ocupação crítica há mais de um mês.

Nesta terça-feira (16), por exemplo, os leitos de UTI para Srag (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e estão com lotação de 93,26% até às 16h20. Assim, existem apenas 33 vagas para atender todos os pacientes com agravamento da Covid-19 do Estado.

Além disto, é preciso lembrar também que apenas 16 dos 79 municípios de MS possuem leitos de UTI. Nos dois últimos dias, 13 desses municípios registraram estado crítico nas ocupações. Pelo menos nove estavam com lotação máxima e dois com superlotação na última segunda-feira (15).

Monitoramento e leitos

Com isso, a SES afirmou que “segue vigilante quanto a evolução epidemiológica do coronavírus em Mato Grosso do Sul”. A Secretaria explicou que o Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia) avalia indicadores municipais relacionados a diversos aspectos da Covid-19 em todos os municípios de MS.

Entre eles estão: leitos de UTI, quantidade de Equipamentos de Individual (EPI's), busca por contatos de casos confirmados, redução da mortalidade por Covid-19 e disponibilidade de testes. Então, a partir das análises são definidas as medidas restritivas recomendadas para cada município.

“Assim, com este monitoramento, a Secretaria de Estado de Saúde mantém a estratégia de continuar a abrir leitos em cidades de Mato Grosso do Sul. E caso, os indicadores apontem para a necessidade, a SES não descarta a possibilidade de abertura em momento oportuno”.