Cotidiano

Sem data para novo lote, MS já usou 80% das vacinas contra Covid-19 recebidas

MS e os outros estados brasileiros não possuem data para recebimento das vacinas contra a Covid-19, MS já utilizou 80% das doses recebidas.

Dândara Genelhú Publicado em 23/02/2021, às 15h19 - Atualizado em 24/02/2021, às 09h43

A última remessa de vacina chegou a MS no dia 7 de fevereiro. (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)
A última remessa de vacina chegou a MS no dia 7 de fevereiro. (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax) - A última remessa de vacina chegou a MS no dia 7 de fevereiro. (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Mato Grosso do Sul e os outros estados brasileiros ainda não possuem data para recebimento do novo lote de vacinas contra a Covid-19. Assim, enquanto espera novas doses, MS já aplicou 80% dos imunizantes que recebeu do Ministério da Saúde.

Então, das 133.270 doses recebidas para primeira aplicação, 107.878 já foram usadas. A quantidade representa o número de pessoas que já foram imunizadas em todo o Estado. Ou seja, restam apenas 25.392 unidades dos imunizantes.

Além disto, das 89.442 doses para reforço das vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde, MS já usou 40.070. Lembrando que o Estado recebeu vacinas da Coronavac e Astrazeneca. A primeira foi produzida pelo Instituto Butantan e da laboratório Sinovac, já a segunda é fabricada pela Universidade de Oxford e a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

Novas doses

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) espera receber 30 mil doses no quinto lote de vacinas contra o coronavírus. Anteriormente, era aguardada a chegada de 93 mil unidades do imunizante.

Nesta terça-feira (23), chegou ao Brasil um carregamento de 2 milhões de doses da Astrazeneca. Entretanto, a vacina ainda está sendo rotulada pelo Fiocruz. Apenas após o processo que os imunizantes serão distribuídos para os estados brasileiros.

Assim, MS não possui previsão de chegada das novas doses. De acordo com o Ministério da Saúde, ainda será definido o cronograma de envio das vacinas aos estados. Ainda nesta semana, a pasta afirmou que devem chegar mais 2,7 milhões de doses da Coronavac.

Jornal Midiamax