A SES-MS (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) definiu como será a distribuição das 97,5 mil doses de vacinas contra a Covid-19 que compõem o trigésimo segundo lote de doses distribuídas pelo Ministério da Saúde. A resolução foi publicada em edição extra do DOE (Diário Oficial Eletrônico) nesta segunda-feira (21).

Todo o carregamento é composto por doses da Vaxzevria, imunizante desenvolvido pela farmacêutica britânica em parceria com a de Oxford e fabricada no Brasil pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz)

As caixas contendo os frascos foram entregues na tarde de domingo (21), em voo comercial. Mantendo o protocolo definido desde a chegada do primeiro lote, a distribuição aos 79 municípios começou durante a madrugada de hoje.

Desta remessa, 31,2 mil doses deverão ser empregadas para completar a imunização de trabalhadores das Forças Armadas, idosos de 60 anos ou mais e de pessoas com deficiência permanente que receberam a primeira dose em abril.

Outra parte desse grupo que iniciou a imunização em abril será contemplado com 35,5 mil doses. As 30,7 mil doses restantes deverão ser aplicadas nos seguintes grupos.

  • Idosos de 60 anos ou mais;
  • Indivíduos acima de 18 anos, desde que:
    • portadores de síndrome de Down,
    • anemia falciforme, coagulopatias hereditárias, 
    • obesidade mórbida, 
    • deficiências permanentes que apresentem limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas, com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir, com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar ou com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.

Caso algum município atinja 100% de imunização dos públicos citados, poderá administrar as doses restantes nos demais públicos.

Gestantes e puérperas que já receberam a primeira dose precisam aguardar 45 dias após o parto para completar o ciclo de imunização.

A SES alerta que o município que não seguir as recomendações pode ficar sem vacinas do próximo lote. A lista completa pode ser conferida no DOE (clique aqui para conferir, a partir da página 2).