A SES-MS (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) atualizou o mapa hospitalar de leitos clínicos e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do plano de contingência do novo coronavírus. A resolução foi publicada em edição extra do DOE (Diário Oficial Eletrônico) nesta segunda-feira (29).

Nas UTIs, foram abertas mais 15 vagas. No -UFMS (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian), em , são sete novos leitos. Em Aparecida do Taboado, a Fundação Hospitalar Enfermeiro Pedro Francisco Soares, a capacidade da UTI foi dobrada, passando de cinco para dez vagas. 

E em Coxim, foram criados três novos leitos no Dr. Álvaro Fontoura Silva. Com isso, o mapa hospitalar aponta 392 leitos de UTI

Entre leitos clínicos, unidades perderam vagas enquanto outras tiveram ampliações. Assim, o volume teve saldo positivo, passando de 715 para 720. Na Unidade de Saúde Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em , foram encerrados quatro leitos. Já o Hospital Rachid Saldanha Derzi, em , que tinha apenas uma vaga, passou a ter dez.

Leitos de suporte ventilatório pulmonar passaram de 31 para 41. As dez novas vagas foram abertas no , em Campo Grande.

Já os leitos clínicos e de UTI para outras doenças não tiveram alterações. Mantiveram 543 e 181 vagas, respectivamente. O mapa completo pode ser consultado no DOE (clique aqui para acessar).