Pular para o conteúdo
Cotidiano

Saúde de MS descarta transferir pacientes com Covid-19 para outros estados

Com o sistema de Saúde beirando a lotação máxima, MS descarta transferir pacientes para tratamento da Covid-19 em outros estados.
Arquivo -

Com o sistema de Saúde beirando a lotação , Mato Grosso do Sul descarta transferir pacientes para tratamento da em outros estados. O secretário de Saúde, , diz que a SES (Secretaria de Estado de Saúde) acredita que “nenhum dos outros estados vai disponibilizar leitos de UTIs para nossa gente aqui em Mato Grosso do Sul”.

Isto porque o Brasil inteiro enfrenta situação crítica nos leitos de tratamento para Covid-19. Assim, Resende destaca que “apesar do que a gente viu, de que Amazonas e Alagoas se encontram em situação menos dramática, todos os estados estão com percentual de ocupação acima de 80%”.

Além disto, o secretário explica que outro fator que inviabiliza a transferência de pacientes Covid-19 é o traslado. “A logística de levar esses pacientes também é muito difícil”, admite.

Superlotação de leitos em MS

Dia após dia o Jornal Midiamax noticia os recordes de internações que o Estado registra. Na última quinta-feira (11), haviam 780 pacientes em MS hospitalizados por causa da Covid-19.

De acordo com o Painel Mais Saúde, MS possuía apenas três UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) destinadas à Covid-19 e Srag (Síndrome Respiratória Aguda Grave) até às 18h10 da última quinta-feira. Assim, dos 412 leitos disponíveis, 409 estavam ocupados.

De acordo com o secretário de Saúde, MS deve ter até 102 leitos novos na próxima segunda-feira (15). Então, ele afirma que as vagas serão abertas em , Aparecida do Taboado, Coxim, Dourados, . “Isso eu acredito que faz de nós o Estado que mais conseguiu leitos nos últimos dias”, diz.

No entanto, Resende admitiu que “agora não existe mais possibilidade alguma de aumento de leitos”. Isto porque o Estado também sofre com a falta de mão de obra qualificada para atuar na linha de frente.

“Nós estamos chegando na taxa de ocupação de 100% nos vários municípios do Estado e aqui na Capital”, lembra. Assim, ele ressalta que “a única saída é aceitação por parte da população de Mato Grosso do Sul para fazermos valer o decreto”. Por fim, o secretário cita as medidas que podem contribuir para evitar o colapso: diminuir a circulação social, usar máscaras da forma correta, higienizar as mãos e manter distanciamento quando possível.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

USF Universitário passa a funcionar até as 23h a partir desta segunda-feira

ataque onça pantanal

Laudo confirma morte de ‘Jorginho’ por ataque de onça; cabeça e pescoço foram as regiões atingidas

‘Não está fazendo fiscalização’: vereadora critica atuação da Agereg e Agetran com o Consórcio Guaicurus

Situação no pronto-socorro ameniza, mas Santa Casa mantém suspensão de atendimentos

Notícias mais lidas agora

Juiz diz que há indícios de corrupção em contrato de R$ 59 milhões com empresa do Sigo

ataque onça pantanal

Laudo confirma morte de ‘Jorginho’ por ataque de onça; cabeça e pescoço foram as regiões atingidas

fiscal oitiva frota ônibus

Frota sucateada e superlotação: Consórcio Guaicurus tem apenas um ônibus para cada 7,6 mil passageiros

Mais de 100 voluntários se unem para produzir 17 mil bolos de Santo Antônio em Campo Grande

Últimas Notícias

Brasil

Ação resgata 22 paraguaios em situação análoga à escravidão em fábrica

Criminosos envolvidos na fabricação clandestina de cigarros

Famosos

Separada de Belo, Gracyanne Barbosa revela que ainda mora com ex-sogra

Musa fitness ainda revelou que tem vontade de reatar com o cantor de pagode

Trânsito

Quebra-molas deve ser instalado em cruzamento onde ocorreu acidente com morte de motociclista no Los Angeles

Uma segunda manifestação foi realizada no fim da tarde desta segunda-feira (12), uma semana após o acidente

Polícia

Polícia prende terceiro envolvido em tentativa de homicídio após briga em festa no interior de MS

Crime ocorreu em 16 de fevereiro, no bairro Jardim Imperial