Cotidiano

Saúde cria 'prêmio' em dinheiro para municípios que atingirem meta de vacinação contra covid em MS

Geraldo Resende quer estimular 'corrida salutar para salvar vidas'

Gabriel Maymone Publicado em 07/06/2021, às 12h44

Geraldo Resende, anunciou prêmio a municípios que atingirem metas de vacinação
Geraldo Resende, anunciou prêmio a municípios que atingirem metas de vacinação - Reprodução

Na liderança como o estado do país que mais aplicou doses em porcentagem da população, Mato Grosso do Sul criou programa de recompensa aos municípios que aplicarem mais doses.

Conforme informado pelo secretario estadual de saúde, Geraldo Resende, as cidades mais avançadas receberão recompensa em dinheiro. "Fim do mês vamos fazer levantamento para encaminhar recurso para premiar municípios que estiverem com 90% da aplicação das doses encaminhadas", informou durante a live de divugação do boletim da covid desta segunda-feira (07). 

Assim, o secretário explicou que os municípios que tiverem de 90% a 94,99%, receberão70% do valor que será estipulado por dose aplicada. Já os que tiverem índices superiores a 95% receberão 100% do valor. "Isso minimiza [o impacto] nas receitas dos municípios com esse recurso adicional", disse Resende.

Por fim, o secretário ressaltou que a premiação vai gerar uma "corrida salutar para continuarmos como 1º entre as unidades da federação que em distribuição e aplicação das doses, uma disputa de quem vai mais salvar a vida das pessoas", concluiu.

Conforme o 'vacinômetro' da SES (Secretaria Estadual de Saúde), os municípios que estão mais avançados na aplicação de doses em relação às doses enviadas - que será o critério para a premiação - são:

  • Iguatemi: 112,49%
  • Sonora: 108,19%
  • Santa Rita do Pardo: 107,53%
  • Pedro Gomes: 107,23%
  • Nova Alvorada do Sul: 106,66%

Jornal Midiamax