Pular para o conteúdo
Cotidiano

Recorde: Com 39 mortes em 24h, MS atinge pico de óbitos na pandemia do coronavírus

MS registrou mais 39 mortes e chega ao pico de óbitos por coronavírus. O Estado tem batido recordes seguidos de interações por Covid-19.
Arquivo -

Mato Grosso do Sul registrou mais 39 mortes em 24 horas e chega ao pico de óbitos por desde o início da pandemia. Além disso, o Estado tem batido recordes seguidos de interações por Covid-19 e nesta terça-feira (16) o Estado atinge o pico no número de pacientes ocupando leitos clínicos e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), são quase 900 pacientes internados.

O último recorde de mortes havia sido registrado no dia 5 de janeiro, com 33 mortos por Covid-19 em 24 horas. Os outros dias com mais óbitos em MS foram: 22 de dezembro, com 31 mortes; 24 de dezembro, com 30 mortes; 30 de dezembro, com 30 mortes; 12 de novembro, com 29 mortes.

O secretário da SES (Secretaria de Estado de Saúde) ainda adiantou ao Jornal Midiamax que o recorde de internações foi batido mais uma vez. Ao todo, são 893 pacientes internados no estado: 489 em leitos clínicos e 404 em leitos de UTI. O número representa um acréscimo de 61 internados em apenas 24 horas.

A taxa de ocupação de leitos de UTI públicos global nas 4 macrorregiões de MS é de: 96% em Campo Grande, 92% em Dourados, 100% em Três Lagoas e 105% em Corumbá. 

Confira como o estado foi batendo recorde atrás de recorde nos últimos dias de pandemia: no dia 5 de março, MS chegou ao pico com 712 internados; o recorde foi superado no dia 8 de março, com 724 internados; em seguida, o recorde foi batido novamente em 9 de março, 725 internados; no dia 10 de março, foram 754 internados; no dia 11 de março, MS registrou 780 internados; 12 de março, foram 821 internados; 14 de março, com 827 internados; 15 de março, com 832 internados; e 16 de março, com 893 internações.

Boletim epidemiológico

Mato Grosso do Sul já soma 196.094 casos confirmados de Covid-19, com 1.212 novos registros nesta terça-feira (16). Conforme o boletim epidemiológico do novo coronavírus apresentado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), o total de vítimas fatais em MS chega a 3.667 mortes desde o início da pandemia. 

Os novos óbitos foram registrados em Campo Grande (19 mortes), Miranda (1), Naviraí (4), Dourados (4), (1), Nova Andradina (1), Paranaíba (1), Aquidauana (1), (1), Caracol (1), Anastácio (1), Três Lagoas (1), Brasilândia (1), Angélica (1) e Pedro Gomes (1).

A SES também destacou que MS já contabiliza um total de 628.275 casos notificados, dos quais 424.032 foram descartados. Há 1.399 testes em análise no Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) e 6.750 casos sem encerramento pelos municípios.

Os novos casos trazem Campo Grande à frente, com 433 novos casos, seguida por Três Lagoas (88), Naviraí (63), Sidrolândia (60), Dourados (45), entre outros. 

Crescimento desenfreado de casos e mortes

Desde a última semana de fevereiro, os casos de coronavírus têm avançado em Mato Grosso do Sul e em Campo Grande. A média móvel de casos, de mortes e de internações cresce a cada dia e a Capital vive um colapso na saúde iminente. Um estudo feito por pesquisadores da (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) mostra que a Capital vive um crescimento exponencial e, na prática, a pandemia não teria hora para acabar.

O professor Erlandson Saraiva ressalta que a característica do modelo exponencial é de um crescimento indefinido, sem pico. A expectativa é que com o decreto, os casos comecem a diminuir e a pandemia mude para o modelo Gompertz, que apresenta pico.

“No momento, não tem nenhum indicativo da mudança desse modelo, ou seja, neste momento estamos com um crescimento exponencial mesmo, é pior tipo de crescimento que podemos ter”, frisa o pesquisador.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em Corumbá, aulas são suspensas temporariamente após aumento dos casos de síndrome respiratória

Fernanda Torres e o filme ‘Ainda Estou Aqui’ ganham Prêmios Platino 2025

Salário dos servidores estaduais estará disponível para saque a partir de 1º de maio 

Prefeita sanciona criação de corredor comercial na Avenida dos Cafezais

Notícias mais lidas agora

Por dez dias, MPMS escapa de processo no Conselhão por inércia no caso JBS

especialista ar-condicionado

Especialista critica falta de ar-condicionado em ônibus do Consórcio em depoimento na CPI

voluntario linchado por alimentar gatos de rua

Voluntário é hostilizado por alimentar animais de rua: ‘melhor remédio é veneno’

Portugueses reagem e chamam Brasil de Groenlândia Portuguesa

Últimas Notícias

Transparência

São Gabriel do Oeste renova contrato de limpeza em escolas por R$ 3,57 milhões

Contrato firmado em 2022 foi renovado por mais um ano

Cotidiano

Com alta nos casos de SRAG, Sindicato dos Professores intensifica medidas de biossegurança nas escolas 

A medida foi incentivada pelo aumento de casos de doenças respiratórias em Campo Grande

Cotidiano

Setor da construção civil prevê crescimento de 2,3% em 2025 amparado na ampliação do MCMV

Dados foram apresentados no evento Indicadores Regionais da Construção em Mato Grosso do Sul: Cenário Econômico e Perspectivas para 2025 na tarde desta segunda-feria

Famosos

Lady Gaga em Copacabana: Fãs agitam rede social da cantora na expectativa por show

Fãs brasileiros já estão ansiosos pela chegada da diva pop ao Rio de Janeiro