Um levantamento da Prefeitura de mostra que a Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos), juntamente com ações de uma força-tarefa, já retirou das ruas do município mais de 500 caminhões de galhos. As ações tiveram início logo após a cidade ser atingida por fortes tempestades, que provocaram quedas de mais de 200 árvores.

Conforme o secretário, Romualdo Diniz Salgado Júnior, além de todo material que já foi retirado das vias e canteiros, a Prefeitura autorizou 350 pedidos para que particulares pudessem levar os resíduos até o picador do Ecoponto.

“Hoje nós trabalhamos com duas equipes, as atividades tiveram início nesta semana, pois essa é a mesma equipe que estava atuando no tapa-buracos. Com a empresa contratada realizando esse serviço, nós conseguimos remanejar e colocá-los para atuar na limpeza da cidade”, ressaltou.

Entre as medidas adotadas para intensificar a limpeza em toda cidade, um processo de licitação para contratação de uma empresa já está em andamento, com pregão presencial agendado para o próximo dia 22.

Paralelo à licitação, o município tem buscado ampliar o convênio já existente com a (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) para empregar presos do regime semiaberto na execução dos serviços. Atualmente, existe um convênio de 40 trabalhadores.

“Nós ainda contamos com a ajuda da população para manter a cidade limpa. Infelizmente muitos moradores retiram os galhos dos seus quintais e colocam no canteiro central depois que já passamos pelo local”, explicou.