Cotidiano

Quem vai pagar a conta? Especialistas explicam se há forma certa para casal lidar com dinheiro

Veja dicas para evitar discussões e problemas com parceiro(a) sobre finanças

Gabriel Maymone Publicado em 01/08/2021, às 14h30

Discussão por dinheiro é um dos principais motivos de divórcios
Discussão por dinheiro é um dos principais motivos de divórcios - Divulgação

Um dos maiores motivos de desentendimento entre casais é o dinheiro. É difícil lidar com as finanças, principalmente, quando a situação não é das mais favoráveis. Mas, afinal, existe jeito certo de lidar com essa questão em um relacionamento? 

Pesquisa realizada pelo site de relacionamentos Badoo revela que apenas 26% das pessoas entrevistadas estariam dispostas a compartilhar seus salários e economias. 

A especialista em planejamento financeiro, Vivian Rodrigues Magalhães, destaca que esse assunto precisa deixar de ser tabu entre os casais. "Se eu puder dar uma única dica sobre esse assunto é: converse sobre dinheiro", recomendou.

Ela destaca, ainda, que não existe o certo ou errado, mas que o mais importante é tudo ficar bem conversado entre o casal. "Mas tem algumas coisas que a gente percebeu que funcionam melhor. É importante que cada um tenha uma parte do dinheiro para usar de forma particular, senão começa com aquelas cobranças 'esse batom foi muito caro', 'esse lugar que você foi com seus amigos foi caro'", orienta.

A professora Marielle Cristina e o servidor público Gilberto de Oliveira têm uma fórmula que está funcionando há 20 anos. "Eu deixo tudo para ela administrar. Só fico com uma parte para eu poder comprar algumas coisas que gosto e não ficar sem dinheiro", conta o servidor.

Essa é uma das estratégias apontadas por consultores financeiros para 'agradar' os dois lados, já que é importante ter autonomia na hora de usar o dinheiro. Mas, é importante ressaltar que tudo tem que ser feito às claras, afinal, o combinado não sai caro.

Da geração mais nova, Rodrigo Correia e Alice Santana, que se casaram há 2 anos, contam que uma das maiores dificuldades no início da vida conjugal foi ajustar a questão financeira. "Um não sabia o que o outro tinha na conta, então ficava aquela bagunça para pagar as contas e se programar com os gastos mensais", lembra o jovem casal.

Confira outras dicas para lidar com as finanças:

  • Conversem sobre ganhos e gastos
  • Definam planos
  • Listem objetivos (e como fazer para alcançá-los)

Comportamento

Pesquisa divulgada pelo site de relacionamento Badoo revela que 78% dos entrevistados acredita que compatibilidade financeira é um bom indicativo para um relacionamento de sucesso.

A conversa sobre dinheiro pode ser um campo minado também em relacionamentos já estabelecidos. De viagens de férias a presentes de aniversário, pode ser difícil entrar em um acordo. Quando se trata de gastos domésticos, por exemplo, 48% dos respondentes acreditam que as finanças devem ser compartilhadas e todas as despesas diárias devem ser retiradas desse fundo, enquanto 13% acham que quem ganha mais deve pagar mais.

"Mesmo depois de uma pandemia em que as finanças passaram a ser uma grande preocupação para muitos de nós, o assunto dinheiro ainda é desconfortável. Eu sou uma grande defensora da honestidade financeira e acredito que agora ela é mais necessária do que nunca", diz a especialista em finanças Alice Tapper.

Jornal Midiamax