Com mais de 90 focos de incêndios registrados pelo , as queimadas no já se espalham pelos departamentos e começam a afetar regiões de fronteiras com o Brasil, como acontece em e Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul.

Conforme levantamentos das corporações dos dois países, nesta semana, duas áreas rurais significativas pegaram fogo em Pedro Juan. Com isso, equipes de voluntários da cidade paraguaia ainda trabalham no combate às chamas no Parque Nacional Cerro Corá, um local histórico, mas que anualmente sofre com os incêndios, destruindo boa parte da sua mata nativa.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Pedro Juan Caballero, o incêndio que começou por volta do meio-dia de quarta-feira (18) e só foi controlado no dia seguinte, consumiu mais de 8 hectares do Parque Nacional de Cerro Corá no Paraguai, localizado a 35 quilômetros da fronteira de Pedro Juan Caballero com Ponta Porã.

As chamas consumiram árvores antigas e coqueiros, além de ter matado vários animais. Este foi o terceiro incêndio dentro do parque, somente este ano. O primeiro caso ocorreu em maio. As autoridades paraguaias disseram que uma faísca provocada por um carro estragado teria provocado o incêndio.

Por outro lado, práticas irresponsáveis nas áreas urbanas dos dois lados da fronteira, com queimadas de resíduos em terrenos baldios, aliado ao clima seco, têm preocupado as autoridades ligadas ao combate a incêndios nos dois países.

Em Ponta Porã, na noite desta quinta-feira (19), um incêndio assustou moradores da região da vila Áurea. O Corpo de Bombeiros local foi acionado, mas não conseguiu conter as chamas que atingiram grandes proporções.