Campo Grande continua classificada com a bandeira cinza e tem risco extremo para transmissão do coronavírus em Mato Grosso do Sul. O novo mapa do (Programa de Saúde e Segurança da Economia) foi divulgado nesta quarta-feira (24) com orientações para os municípios. Mesmo com o toque de recolher às 20h, a situação está crítica no Estado. Enquanto na semana passada, apenas a Capital estava na bandeira cinza, agora três cidades do interior também receberam a pior classificação do mapa de risco. 

Com a classificação de risco extremo para em Campo Grande, , e Costa Rica, a orientação do Prosseguir é de que somente atividades essenciais funcionem. Em Campo Grande, isso tem acontecido desde a segunda-feira (22), já que a prefeitura decidiu antecipar quatro feriados municipais para que as pessoas fiquem em casa.

Conforme dados do , em relação a última semana, 17 municípios regrediram na classificação, 54 permaneceram com o mesmo grau de risco e apenas 8 progrediram. ”Os dados do Prosseguir apontam para um cenário grave em nosso Estado. Temos avaliado diuturnamente esse quadro e isso remete a busca de todos os mecanismos para, ao menos, tentarmos frear a escalada da Pandemia. Mais uma vez, reforço que o nosso principal objetivo é continuar salvando vidas”, ressaltou o secretário de Governo e Relações Institucionais, Sérgio Murilo. 

Conforme mapa de risco, há 48 municípios com risco elevado, com a classificação vermelha do Prosseguir. Além disso, 24 municípios estão na cor laranja (médio grau de risco) e três na amarela (tolerável). Nenhum deles está na verde (baixo risco).

Prosseguir: Campo Grande e três cidades ficam com risco extremo para o coronavírus em MS
(Fonte: Governo de MS)

Pico da pandemia

Mato Grosso do Sul chegou ao pior momento da pandemia de coronavírus e tem mais de mil casos novos por dia. Conforme dados do boletim epidemiológico desta quarta (24), o Estado já tem uma média móvel de 1.167,3 casos e 29,4 mortes por dia. 

Em relação às internações, MS tem 1.092 pacientes internados. Diante da , há muitos pacientes aguardando por uma vaga em leito clínico ou de UTI em Mato Grosso do Sul. A fila conta com 176 pacientes aguardando uma vaga em leitos: 126 pacientes na macrorregião de Campo Grande, 27 em e 25 na Central de Regulação do Estado.