O inverno em deve ser de severa estiagens e em 2021. O prognóstico da estação indica frentes frias rápidas e fracas, além de períodos que podem chegar a 40 dias sem chuva, característica do inverso sul-mato-grossense.

Segundo o prognóstico elaborado do pelo meteorologista Natálio Abrahão, a estação apresenta dias frios pela manhã e geadas no exrtremo sul quando associados a massas de ar polares e dias com calor e umidade relativa baixa. “É comum manhãs com as temperaturas mínimas abaixo dos 20 graus”, traz o documento.

O inverno começa em 20 de junho e vai até 22 de setembro. “O primeiro dia da estação do inverno é o mais curto do ano, dez horas. Mas a noite tem a duração mais longa, 14 horas. Com o avanço da estação, os dias vão aumentando seu período de tempo, aos poucos”, diz. 

As frentes frias, quando atingirem MS, não devem ser intensas e não demorarão muito na região. Quando conseguirem avançar devido aos chamados bloqueios atmosféricos, vão trazer nebulosidade, pouca chuva, umidade relativa do ar alta e nevoeiros.

A previsão não descarta, no fim de junho, queda mais intensa nas temperaturas e possibilidade da primeira geada no Estado. Em relação às chuvas, não são esperados valores dentro da média no mês de julho, devendo permanecer abaixo de 35 mm (milímetros). No entanto, em agosto, chuvas mais frequentes devem ocorrer no centro-sul do Estado.

Nessas localidades, o período de chuva deve ficar dentro ou pouco mais acima das suas médias. Nas demais regiões a tendência é de valores abaixo do esperado.

Em setembro, até o final da primeira quinzena, em todo o Estado, os índices de chuvas serão abaixo das médias com chuvas mais organizadas
após a segunda semana a partir do sul para o centro de MS. As temperaturas serão elevadas e a umidade relativa do ar em valores mínimos de
alerta.

Nevoeiros e geadas

Conforme indica Abrahão, as previsões é que os nevoeiros serão repetitivos e vão ocorrer, muitas vezes, no centro-sul do Estado, principalmente entre Ponta Porã e Amambai. Além disso, as geadas serão com valores abaixo dos 4ºC e umidade alta com orvalho se congelando e formando geadas em locais mais baixos ou serranos.

As chances de ocorrência de geadas entre Campo Grande e Sete Quedas, no extremo-sul de MS, é de 60% em final de junho e, de 70%, em
meados de julho. Ponta Porã, Amambai, Dourados, Paranhos, Eldorado, Mundo Novo, Maracaju, Rio Brilhante e Sete Quedas, cidades situadas no centro-sul, devem registrar valores de temperaturas abaixo de 7ºC.