da educação infantil do Ceim Professora Zeli, no Jardim Monte Carlo, em , receberam treinamento para primeiros socorros do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O projeto faz parte da educação continuada do NEU (Núcleo de Educação de Urgência).

O objetivo, segundo o Samu, é ensinar, na teoria e na prática, manobras para garantir o atendimento até a chegada dos socorristas. De acordo com o coordenador da enfermagem, Edilson Maciel, além do socorro, foram ensinadas técnicas de primeiros cuidados para garantir a segurança dos alunos.

“Lidamos diariamente com vidas e é preciso o máximo de conhecimento para que no momento do atendimento seja feito o possível para salvar essas vidas”, destacou o coordenador da enfermagem.

Os cursos foram ministrados na última semana de agosto, pelos socorristas Vandercleia Gonzaga e João Luiz, além do coordenador da Enfermagem Edilson Maciel. O Samu dará continuidade aos cursos em outras unidades.

Entre as orientações realizadas estão as manobras de desengasgo (manobra de Heimlich) e RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar), que visam o menor dano possível ao socorrido enquanto aguarda o atendimento especializado.