Entrou em operação neste domingo (25) o primeiro castramóvel de . A unidade móvel para castração de cães estreou na UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) do Portal Caiobá, região sudoeste da cidade, e esterilizou 20 animais de até 15 kg – 15 fêmeas e cinco machos.

Segundo divulgou a prefeitura, os bairros de maior vulnerabilidade social terão prioridade nas ações do castramóvel. “Com a possibilidade de castrarmos estes cães, que muitas vezes circulam pelas ruas do bairro podendo carregar e transmitir zoonoses à população, reduzimos a quantidade de animais errantes vulneráveis aos mais diversos males”, disse o prefeito (PSD) durante o lançamento da unidade, nesta manhã.

A seleção dos 20 cães esterilizados hoje foi feita pelos agentes de Saúde da região durante a última semana. Todos os bichos passaram por exames antes de serem submetidos à cirurgia.

De acordo com a prefeitura, o castramóvel tem capacidade para atender mais animais, porém, os procedimentos foram reduzidos dado o período de pandemia de covid-19. Além de castrados, os cães são vacinados e ganham chip de monitoramento.

O município destacou ainda que a unidade móvel será exclusiva para castração de cães, uma vez que o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) já realiza o procedimento em felinos – com agendamento aberto todo dia 20 de cada mês.

O castramóvel foi obtido a partir de uma emenda parlamentar de R$ 100 mil do deputado estadual Marcio Fernandes (MDB), conforme informou sua assessoria. A prefeitura entrou com contrapartida de R$ 98,3 mil.