Onda de frio que promete ser uma das mais intensas do ano deve chegar na semana que vem a , indicam meteorologistas. As previsões indicam mínima de 1ºC no extremo sul do Estado, conforme a MetSul e o Climatempo.

A perspectiva se dá por conta de modelos usados na meteorologia indicando níveis de pressão que medem o quanto uma massa é quente ou fria nos mesmos patamares das ondas de frio de julho de 2000 e de 2007. Nessas projeções, as temperaturas no sul do Brasil ficariam entre -5ºC e -6ºC, por exemplo.


Modelo indica condições para frio intenso em todo MS.

O tempo começa a mudar na terça-feira no sul de MS, quando Sete Quedas e Ponta Porã podem ter mínima de 7ºC. O ápice da massa de origem polar deve ocorrer na quinta-feira, com termômetros podendo marcar 1ºC nesses municípios. 

Em Campo Grande, a mínima pode chegar a 5ºC. Dourados pode ter 3ºC. Veja outras cidades: Corumbá (8ºC), Porto Murtinho (5ºC), Três Lagoas (5ºC) e Coxim (8ºC).

Outro dado que chamou atenção dos meteorologistas é o fato de que nesse modelo de previsão a linha de 0ºC atinge estados como Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde podem ocorrer geadas.

Além do frio, o tempo também fica muito seco, com pouca variação de nebulosidade e umidade do ar que caí a índices críticos nas horas mais quentes do dia. Inclusive, a sensação de frio pode ser maior, pois à tarde as temperaturas conseguem subir, caracterizando uma grande amplitude térmica, ou seja, noites e manhãs frias e tardes mais quentes.