A Prefeitura implantou nesta semana uma horta modelo no bairro Jardim Santa Emília. No local, a incubadora de alimentos Norman Edward Hanson fará parte do processo de administração e cuidado da horta.

Nos 15 canteiros preparados para o plantio há hortaliças como alface, cebolinha, coentro, salsa, açafrão, repolho, couve, almeirão, tomate cereja e rúcula. Há também um pomar para cultivo de limão e ponkan.

A horta de 320m² foi implantada pela Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia). O objetivo é de criar uma unidade técnica para demonstrar e auxiliar a comunidade e os produtores no plantio e cultivo de suas hortaliças.

Esses profissionais serão orientados com práticas relacionadas ao trabalho, como adaptação do solo (adubação), plantio de sementes e mudas, desenvolvimento vegetativo e colheita.

De acordo com Rodrigo Terra, secretário da Sedesc, o projeto de hortas do tipo faz parte do Plano Municipal de Urbana.

“Essa iniciativa em fomentar hortas nas incubadoras municipais faz parte do planejamento estratégico da Sedesc, que está finalizando a regulamentação do Plano Municipal de Agricultura Urbana, agregando ações de sustentabilidade, trabalhando com produtos orgânicos e auxiliando no desenvolvimento econômico”, destacou Terra.

A previsão é que a Prefeitura implante outras três hortas nas incubadoras dos bairros Mário Covas, Zé Pereira e Estrela Dalva. Todo o projeto acontece em parceria com o Fundo de Assistência à Comunidade (FAC).