Cotidiano

Prefeitura promove agricultura urbana e lança horta no Jardim Santa Emília

No local, há apoio da incubadora do bairro para fomentar o plantio e cultivo de hortaliças

Felipe Ribeiro Publicado em 15/07/2021, às 16h22

A horta conta com 15 canteiros, com diversos tipos de verduras
A horta conta com 15 canteiros, com diversos tipos de verduras - (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campo Grande)

A Prefeitura implantou nesta semana uma horta modelo no bairro Jardim Santa Emília. No local, a incubadora de alimentos Norman Edward Hanson fará parte do processo de administração e cuidado da horta.

Nos 15 canteiros preparados para o plantio há hortaliças como alface, cebolinha, coentro, salsa, açafrão, repolho, couve, almeirão, tomate cereja e rúcula. Há também um pomar para cultivo de limão e ponkan.

A horta de 320m² foi implantada pela Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia). O objetivo é de criar uma unidade técnica para demonstrar e auxiliar a comunidade e os produtores no plantio e cultivo de suas hortaliças.

Esses profissionais serão orientados com práticas relacionadas ao trabalho, como adaptação do solo (adubação), plantio de sementes e mudas, desenvolvimento vegetativo e colheita.

De acordo com Rodrigo Terra, secretário da Sedesc, o projeto de hortas do tipo faz parte do Plano Municipal de Agricultura Urbana.

“Essa iniciativa em fomentar hortas nas incubadoras municipais faz parte do planejamento estratégico da Sedesc, que está finalizando a regulamentação do Plano Municipal de Agricultura Urbana, agregando ações de sustentabilidade, trabalhando com produtos orgânicos e auxiliando no desenvolvimento econômico”, destacou Terra.

A previsão é que a Prefeitura implante outras três hortas nas incubadoras dos bairros Mário Covas, Zé Pereira e Estrela Dalva. Todo o projeto acontece em parceria com o Fundo de Assistência à Comunidade (FAC).

Jornal Midiamax