A prefeitura de , município no sul de Mato Grosso do Sul, anunciou na tarde deste sábado (20) a compra de 20 mil doses da , contra a produzida pelo instituto russo Gamaleya e que deve ser fabricada no Brasil pela União Química. A aquisição será por R$ 1,2 milhão.

O contrato com o Fundo Soberano Russo deve ser assinado na segunda-feira (22). Apesar da prioridade da compra de imunizantes ser do Ministério da Saúde, existe o risco das doses serem absorvidas pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações).

As caixas devem ser entregues entre 25 e 30 dias. “Acreditamos muito que isso não aconteça”, frisou o prefeito Lucas Foroni (MDB), durante transmissão ao vivo na rede social Facebook.

O pagamento só será efetuado após a SES (Secretaria de Estado de Saúde) receber as caixas em Campo Grande. A Sputnik V tem 91,6% de eficácia, menor que a Comirnaty (Pfizer/BioNTech), que tem 94%, por exemplo.

Com esse reforço, Foroni disse que espera ampliar o público imunizado. “Devemos baixar para até 45 ou 50 anos, chegando também as vacinas do governo federal”, afirmou.

Apesar de ainda não ter aprovação para uso emergencial pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o Consórcio Nordeste já anunciou que irá adquirir 37 milhões de doses, o que deve acelerar o processo na autarquia.