Com objetivo de auxiliar no combate e prevenções de endemias, a prefeitura de Naviraí adotou a utilização de 38 smartphones. Os ACEs (Agentes de Combate à Endemias), utilizarão dois aplicativos para lançamento imediato das visitas domiciliares e trabalhos realizados. O Núcleo de Controle de Vetores recebeu os aparelhos na semana passada, através da Gerência Municipal de Saúde, oriundos da SES (Secretaria de Saúde do Estado).

Durante o recebimento dos aparelhos e entregas aos ACEs (Agentes de Combate à Endemias), a coordenadora Érica Cristina do Amaral (Controle de Vetores) explicou que os smartphones fazem parte do projeto de implantação dos programas de TI E-visita e E-endemias da Secretaria Estadual de Saúde.

Os equipamentos chegam na forma de incentivo aos ACEs que utilizarão os dois novos aplicativos para o imediato lançamento das visitas domiciliares e dos trabalhos realizados. “Com esta tecnologia os registros são feitos diretamente nas plataformas on-line, permitindo que a Gestão Municipal, a Secretaria de Estado de Saúde e o tenham em tempo real o resultado das visitas in-loco”, destaca Érica do Amaral. 

O gerente Márcio Vidal de Figueiredo (Saúde) acrescenta que os aplicativos contêm diversas ferramentas como localização exata de pontos críticos e também permite a captura de imagens, possibilitando que as medidas preventivas e corretivas sejam realizadas imediatamente pelo agente de saúde. “Os aparelhos vêm como incentivo. Os aplicativos agilizam os trabalhos e, sobretudo, garantem o encaminhamento dos dados para a resolução dos problemas identificados”, afirma Márcio.