Conforme a Universidade, a alternativa de ingresso oferece diversas oportunidades em áreas diferentes. As são para todos os câmpus da UFMS.

São disponibilizadas oportunidades desde análise de sistemas até engenharia sanitária. As vagas e cursos disponíveis devem ser consultadas no edital completo. O documento é disponibilizado no site Ingresso da UFMS, local onde devem ser realizadas as inscrições.

A seleção é realizada com base nas informações e documentos anexados na inscrição. Assim, a transferência de outra instituição é realizada pela classificação conforme a carga horária e a média obtida nas disciplinas cursadas com aprovação, além da maior idade.

Já a seleção para estrangeiros considerará a maior nota obtida no e também a faixa etária. Por fim, a classificação dos portadores de diploma será realizada por meio da carga horária e média obtida nas disciplinas cursadas com aprovação na graduação concluída, além da idade.

Vale lembrar que a ocupação de vagas é realizada primeiro para os candidatos inscritos por transferência de outras instituições de Ensino Superior. Assim, caso restem vagas, o preenchimento será entre os estrangeiros portadores de visto de refugiado, humanitário ou de reunião familiar que se candidataram ao processo.

Se ainda sobrarem vagas, as oportunidades serão preenchidas por candidatos que já possuem diploma de graduação e queiram realizar outra graduação na Universidade.

O resultado da seleção deve ser divulgado em 21 de janeiro de 2022. Assim, a primeira convocação para matrícula será realizada no mesmo dia. Sendo que o início das aulas está previsto para 7 de março.