Os postos de saúde de vão funcionar apenas para atender o público que agendou exames de Covid-19 e para vacinar o público-alvo seguindo calendário de vacinação na próxima semana. Decreto publicado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande antecipa feriados entre os dias 22 e 28 de março.

De acordo com a (Secretaria Municipal de Saúde), ficarão abertas 30 unidades, das 06h00min às 18h00min, que farão exclusivamente os serviços de vacina contra o coronavírus; coleta de Swab e/ou teste rápido para COVID e coleta de exames laboratoriais previamente agendados.

O serviço de farmácia estará funcionamento, das 06h às 18h, nas seguintes unidades: UBS Universitário, USF Portal Caiobá, USF Albino Coimbra, USF São Francisco, UBS 26 de agosto, USF Nova , UBS Dona Neta.

As UPAS e CRSs estarão funcionando 24 horas durante a semana. O CENORT Urgência também funciona 24h e o Hospital Dia das 06h às 18h.

As unidades que estarão abertas para vacinação e exames agendados:

  • Distrito Bandeira:
    USF Cristo Redentor, USF Arnaldo Estevão de Figueiredo, UBS Universitário e USF Moreninha III.
  • Distrito Lagoa:
    USF Jardim Batistão, USF Vila Fernanda, USF Portal Caiobá e USF Oliveira II.
  • Distrito Imbirussu:
    USF Albino Coimbra, USF Aero Itália, USF Zé Pereira, UBS Silvia Regina e UBS Lar do trabalhador.
  • Distrito Segredo:
    USF Nova Lima, USF Jardim Azaléia, UBS Coronel Antonino, USF Vila Nasser e USF São Francisco.
  • Centro:
    UBS 26 de Agosto
  • Distrito Prosa:
    USF Nova Bahia, USF Mata do Jacinto, USF Estrela Dalva, USF Jardim Noroeste e USF Marabá.
  • Distrito Anhanduizinho:
    UBS Dona Neta, USF Iracy Coelho, USF Parque do Sol, USF Anhanduí, USF Los Angeles e USF Jardim Botafogo.

Decreto

O decreto que oficializa as medidas foi publicado em edição extra do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), na tarde desta sexta-feira (19). Assim, ele destaca que é preciso respeitar regras de biossegurança. Então, empresas devem funcionar com “o limite máximo de lotação de 40% da capacidade total permitida”.

Além disto, deve ser respeitado o toque de recolher vigente. Ou seja, das 20h às 5h é proibida a circulação de pessoas na Capital. O horário foi definido pelo Governo do Estado, então todos os municípios também seguem esta medida.

A semana “fecha tudo” foi uma alternativa encontrada pela Prefeitura de Campo Grande para evitar a adoção de um lockdown, quando as medidas são mais restritas e podem impedir até mesmo a circulação de pessoas. Com a medida atual, feriados municipais de 2020 e 2021 foram antecipados e a restrição de circulação ocorre apenas no horário do toque de recolher.

A prefeitura de Campo Grande decretou a antecipação de quatro feriados municipais para forçar o fechamento de serviços não essenciais a partir da próxima segunda-feira (22). Um quinto , Dia da Criação do Estado (11 de outubro), também pode ser adiantado, mas depende de decreto do Governo do Estado.

Diferente da classificação do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia), nem todos os serviços que são considerados essenciais vão poder abrir na Capital. A prefeitura reclassificou algumas atividades.