Postos de saúde de Dourados seguem com multivacinação
As unidades ofertam vacinas para crianças e adolescentes de até 15 anos
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Campanha Nacional de Multivacinação, que teve início na última sexta-feira (1º) em todo país prossegue nesta terça-feira (5) e se estende até o dia 29 de outubro. Nas unidades de saúde são aplicadas 18 tipos de vacinas que protegem crianças e adolescentes de doenças como poliomielite, sarampo, catapora e caxumba.
A campanha tem como público-alvo crianças e adolescentes de até 15 anos e acontece nas 36 unidades do município. Com a pandemia, houve uma queda na busca pelas vacinas ofertadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e, segundo o secretário adjunto de saúde, Edvan Marcelo Marques, manter a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes em dia é um desafio e uma questão de saúde pública.
O Brasil, que registrava índices de vacinação acima de 90% por décadas, viu esse patamar se reduzir nos últimos anos, baixando para cerca de 60% de cobertura vacinal, levando preocupação às autoridades sanitárias.
Doenças que eram consideradas erradicadas no país, como sarampo, por exemplo, voltaram a ser registradas, o que tirou do Brasil a condição de país livre do sarampo pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
Recomendações
Ainda segundo a Sems (Secretaria Municipal de Saúde), pessoas com suspeita de Covid-19, ou confirmação da doença, não devem ir aos locais de vacinação. A recomendação é o adiamento da vacinação até a resolução do quadro e passado o período de 14 dias de isolamento.
“As restrições serão filtradas pela equipe de profissionais das unidades, é muito importante lembrar que, em relação à vacina da covid-19, não existe contraindicação. Dessa forma, está recomendado a administração simultânea desse imunizante com os demais”, pontua Marques.
Vacinas
Entre as vacinas que estarão disponíveis nos postos durante campanha estão: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre-amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
Estarão disponíveis para atualização da caderneta de adolescentes as vacinas HPV, dT (dupla adulto), contra febre amarela, Tríplice Viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).
Notícias mais lidas agora
- Homem morre após se engasgar com carne em bar na Guaicurus em Campo Grande
- Candidata em MS foi eleita prefeita com quatro votos de diferença
- ‘Presidente, o senhor errou’, Tereza Cristina manda recado a Bolsonaro após derrotar candidato do PSDB em MS
- Lembra deles? De Trutis a Picarelli, confira políticos que não se elegeram vereadores em Campo Grande
Últimas Notícias
Com votação histórica, 16 indígenas se elegeram para as câmaras de MS
Val Eloy Terena (PT) foi a indígena mais votada da história de Campo Grande
Fundação de Cultura credencia analistas para avaliação de projetos culturais do FIC/MS
Profissionais exercerão atividades de análise e emissão de parecer técnico em projetos culturais inscritos no FIC
Criando novo acesso à Avenida Guaicurus, obras asfálticas chegam ao bairro Parque do Lageado
A atual ponte de madeira será substituída por outra estrutura, sendo construída entre a Rua Francisca Figueiredo e a Rua Gaudiley Brun.
Motorista morre após perder controle e bater em árvore na MS-178
Acidente aconteceu entre Bonito e Jardim na noite de domingo (6)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.