Com o pico da pandemia de , a Prefeitura de Ponta Porã, a 312 quilômetros de , suspendeu o de 1º de abril, mantendo apenas o feriado nacional que acontece na Sexta-feira Santa, dia 2. O município relata preocupação de campo-grandenses na fronteira durante o ‘fecha tudo’

De acordo com o município, os últimos meses, os feriados prolongados costumam ser motivos de aglomerações e a constatou aumento no número de novos casos positivos de coronavírus. A decisão da comissão de enfrentamento à doença foi feita durante uma reunião, nesta terça-feira (23).

Outra alerte da prefeitura é a circulação de pessoas na fronteira durante a semana que antecede os feriados na Capital. “Um grande shopping da vizinha Pedro Juan Caballero, por exemplo, estava com seu pátio praticamente lotado. Informações colhidas extraoficialmente, indicaram grande número de turistas. Na rede hoteleira e de alimentação de Ponta Porã, houve aumento do fluxo de pessoas de outros municípios do Estado”, informa em nota.

A prefeitura ressalta que a cidade sempre foi voltada ao turismo de compras, por conta da proximidade com o Paraguai. Somando ao aumento de acadêmicos de medicina que circulam na fronteira e no Estado, o risco de contágio acaba sendo maior.

“Neste momento, a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) está 100% lotada com 27 dos 30 pacientes intubados. Estamos com 100% de nossa capacidade utilizada. Não é hora para turistas visitarem a fronteira”, afirma o prefeito Hélio Peluffo (PSDB).