Com participação de ministro, plano nacional de testagem em massa contra a covid será lançado em Campo Grande

Ministério da Saúde vai distribuir testes para todos os estados
| 16/09/2021
- 15:50
Plano Nacional de Expansão da Testagem para covid será lançado em Campo Grande
Plano Nacional de Expansão da Testagem para covid será lançado em Campo Grande - Divulgação / Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde lança, na manhã de sexta-feira (17), o Plano Nacional de Expansão da Testagem para o Novo Coronavírus em . Trata-se de um projeto que visa realizar testagens em massa e faz parte de estratégia nacional de triagem de casos da doença.

O evento de lançamento será realizado às 9h, no Centro de Testagem Covid-19, no Centro. O ministro Marcelo Queiroga participará do evento, ao vivo, através de videoconferência.

O projeto de testagem do Ministério da Saúde tem como base três pilares: testar pessoas sintomáticas em Unidades Básicas de Saúde (UBS); testar as assintomáticas em áreas de grande circulação e a Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (PrevCov).

 

“O Ministério da Saúde vai adquirir com a Fiocruz cerca de 60 milhões de testes. Até o fim do mês, iremos distribuir 4 milhões de testes aos estados. Essa ação se soma a outras que já ocorrem por parte de municípios, estados e iniciativa privada. Nós temos que ter os resultados na base de dados do Ministério da Saúde para acompanhar o caráter epidemiológico da pandemia de forma eficiente”, afirmou o ministro durante evento-piloto do plano no mês passado, em .

Como vai funcionar?

Na ação, estão sendo utilizados testes rápidos de antígeno, produzidos pela Fiocruz. As coletas são realizadas por profissionais do Laboratório Central de Saúde Pública do (Lacen-DF) e os resultados estão sendo disponibilizados em cerca de 15 a 20 minutos após a testagem.

Com essas informações, o Ministério da Saúde vai medir, por exemplo, a aceitabilidade da população em realizar os testes, o tempo necessário para triagem, o processo de rastreabilidade do uso dos testes, o perfil epidemiológico dos voluntários e o resultado positivo entre os indivíduos testados, sejam eles sintomáticos ou assintomáticos.

 

A testagem é parte essencial na estratégia de controle da transmissão da Covid-19 porque auxilia na detecção dos cidadãos infectados. Além disso, a medida possibilita a implementação de estratégias para diminuir a circulação do vírus evitando assim maior contaminação.

Veja também

As vendas de motos tiveram crescimento de 5,9% no mês passado, quando comparadas a novembro...

Últimas notícias