O Pemif (Plano Estadual de Manejo Integrado do Fogo) foi instituído pelo Governo de Mato Grosso do Sul, em decreto especial, nesta segunda-feira (19).  O plano estabelece instrumentos, diretrizes e regulamentos que visam auxiliar o trabalho de orientação, prevenção e combate aos incêndios florestais.

Segundo o decreto, o Pemif tem objetivo de disciplinar o uso autorizado do fogo em todo o território do Estado e de promover a articulação interinstitucional relativa ao manejo integrado do fogo, à redução da incidência e dos danos dos incêndios florestais no território estadual, à prevenção, à preparação, à resposta e à responsabilização aos incêndios florestais. 

Ainda de acordo com o decreto, o plano reconhece o uso do fogo como parte de processos ecológicos e de práticas dos povos indígenas e das comunidades tradicionais, e em decorrência de atividades agropastoris, para redução de biomassa disponível, devendo integrar-se às demais políticas ambientais visando à redução da incidência de incêndios florestais. 

Conforme o secretário da (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Familiar), Jaime Verruck, o Plano Estadual de Manejo Integrado de Fogo é uma ação estratégica de prevenção a eventos extremos como o que atingiu o no ano passado. “Com o PEMIF, temos novos instrumentos para a prevenção e combate aos incêndios florestais em Mato Grosso do Sul”.

Com assessoria