Penitenciária de Dourados tem o maior número de detentos com Covid do Brasil
Mais da metade da população carcerária já foi contaminada por coronavírus na cidade
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A prisão com mais detentos com Covid-19 do Brasil é a PED (Penitenciária Estadual de Dourados), a 229 km de Campo Grande. No sistema penitenciário, 52% dos presos já foram contaminados por coronavírus.
O levantamento nacional foi realizado pela Pública – agência de jornalismo investigativo – em 10 de maio. De acordo com a agência, dos 2.380 presos da Penitenciária, 1.236 foram infectados por coronavírus.
Assim, a PED tem o maior número registrado entre as prisões brasileiras. Na penitenciária foram confirmados 33 casos em servidores e um interno faleceu por causa da Covid-19.
Detentos indígenas
Na cidade é localizada a maior reserva indígena de Mato Grosso do Sul. Então, com 164 detentos indígenas, a PED “tem provavelmente o maior contingente de indígenas encarcerados do país”.
De acordo com informações da Agepen-MS (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de MS), 86 indígenas encarcerados tiveram Covid-19. A Pública conversou com um policial da PED, que preferiu não se identificar. Ele estimou que 90% dos internos foram infectados.
O alto índice de infecções aconteceu entre o surto de coronavírus na penitenciária, entre agosto e outubro de 2020. “A própria administração não soube gerenciar as coisas”, disse à Agência. Ele revelou ainda que a obrigatoriedade de máscaras existe apenas nos corredores, nas celas e galerias os presos não usam o equipamento de proteção.
Covid se espalhou pelas prisões de MS
Por meio de LAI (Lei de Acesso à Informação), a Pública coletou dados do cenário pandêmico nos presídios de MS. Das 42 unidades prisionais, 30 tiveram casos de Covid-19. Ou seja, 71% das penitenciárias sul-mato-grossenses registraram casos da doença.
Cinco prisões registraram mortes por Covid-19 em detentos. De acordo com o boletim da Agepen, até 20 de maio haviam 4.517 internos infectados por coronavírus em todo o Estado.
São 17 ainda em tratamento, 4.495 considerados recuperados e cinco faleceram por causa da doença. O boletim informa ainda que 548 servidores foram infectados, 529 curados, 16 seguem se recuperando e três deles morreram.
Sobre os monitorados, 34 estão infectados, 28 já se recuperaram e dois seguem em tratamento. Desses, quatro não sobreviveram ao coronavírus. Para a Pública, a Agepen disse que o estado promoveu “testagem em massa” e tem “um dos menores índices de óbitos entre os custodiados”.
Notícias mais lidas agora
- Com mudanças no feriado, repartições municipais estarão fechadas a partir desta quinta-feira
- Governo do Estado altera Dia do Servidor Público e decreta ponto facultativo em 14 de novembro
- Duas mulheres e uma adolescente são resgatadas por PMs após ficarem ilhadas em correnteza em Campo Grande
- VÍDEO: Furacão Milton ganha ‘Big Brother’ com câmeras ao vivo na internet
Últimas Notícias
TSE derruba candidatura de prefeito eleito em Bandeirantes
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) indeferiu a candidatura do prefeito eleito em Bandeirantes, Álvaro Nackle Urt (PSDB). A decisão publicada nessa quinta-feira (10), se baseia na cassação de Urt como prefeito do município 69 quilômetros distante de Campo Grande, em decorrência de infrações político-administrativas entre 2016 e 2020. De acordo com o TSE, essas infrações…
1 ano após assassinato de Eraldo, defesa de réu pede anulação de provas e de perícia sobre celular
Eraldo foi assassinado aos 42 anos no dia 11 de outubro de 2023
Mulher é esfaqueada no tórax pelo marido e encontrada ensanguentada em frente de casa em MS
Homem pulou para para se esconder na casa de vizinhos
Com missas e procissões, paróquias de Campo Grande celebram Dia de Nossa Senhora; veja programação
Confira a programação das Paróquias e Santuários da Capital para o dia 12 de outubro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.