Cotidiano

Para manter viva a tradição, templos e voluntários se mobilizam para entrega de doces no dia de Cosme e Damião

Guloseimas são entregues a crianças (e adultos) como forma de homenagem aos santos Cosme e Damião

Fábio Oruê Publicado em 26/09/2021, às 08h16

O dia é dos gêmeos Cosme e Damião, mas quem recebe as guloseimas são as crianças
O dia é dos gêmeos Cosme e Damião, mas quem recebe as guloseimas são as crianças - Foto: Montagem Jornal Midiamax

Para alguns, a data é neste domingo (26), para outros, na segunda-feira (27), mas o importante é que a cultura da entrega de doces e guloseimas no dia de São Cosme e Damião continua viva em todas as regiões de Campo Grande, com celebrações durante todo o dia (e depois também). 

Para celebrar a data ou cumprir promessas feitas aos santos protetores das crianças, templos religiosos e voluntários arrecadam e distribuem os famosos 'saquinhos de Cosme e Damião' pela Capital. No Templo de Umbanda Pai Oxalá, a celebração começa a partir de 16h. 

No local, haverá atendimento presencial, seguindo todos os protocolos de biossegurança: uso de máscara, distanciamento entre os participantes e higienização das mãos. Além dos doces para todos os presentes, o templo distribuirá bolos doados pela comunidade. O local fica instalado na Avenida Joana Darc, nº 819, no bairro Pioneiros.

Na Tenda de Umbanda Pai Joaquim de Aruanda, a celebração também será no domingo, com início às 15h. Por conta da pandemia, a entrada no festejo será por meio de nome na lista, para o controle da quantidade de pessoas. Para garantir a vaga, é preciso entrar em contato com o número (67) 9 9188-3987. O local fica na Rua Lafaiete, nº 88, no Jardim Campo Alto. 

Festas organizadas pelo Templo de Umbanda Caboclo Carapó nos anos anteriores. (Foto: Arquivo pessoal)
Festas organizadas pelo Templo de Umbanda Caboclo Carapó nos anos anteriores. (Foto: Arquivo pessoal)

Promessa cumprida

A festa também acontece em muitas casas, que não levam uma bandeira religiosa, como na da artesã Marilene Bezerra, de 37 anos, no Aero Rancho. A celebração começou há quase 17 anos com uma promessa feita em nome do filho. "Ele nasceu e com 16 dias deu refluxo, broncopneumonia e asma. Vivia no médico. Fiz a promessa para São Cosme e Damião e nunca mais deu nada", disse a mãe de Nicolas, que tem 16 anos. 

Marilene prometeu celebrar o dia dos santos por sete anos, porém, ela tomou gosto pela organização e ganhou fama na região. "Todo ano as crianças vêm perguntar se eu vou fazer [a celebração]", contou ao Jornal Midiamax.

A promessa foi paga há 10 anos, mas desde então a artesã continua organizando o festejo. "Doar um pouco que temos faz bem para a alma seja qual for a religião. Tudo o que ganhamos, nós doamos. Se não ganhamos nada, tiramos do próprio bolso para fazer a festa", contou ela. 

A celebração vai ser no dia 26, às 13h, na Rua Galeão, nº 726, Jardim Aero Rancho. O uso de máscara é obrigatório no local. 

Arrecadação de refrigerantes, bolos e balas (foto de capa) de Marilene. (Fotos: Arquivo Pessoal)
Arrecadação de refrigerantes, bolos e balas (foto de capa) de Marilene. (Fotos: Arquivo Pessoal)

Outras datas

Quem não conseguir celebrar (ou cumprir a promessa de doação) no dia 26 ou 27, a festa do Templo de Umbanda Caboclo Carapó será no sábado (2), às 18h, na Rua Cocal, nº 188, no Bairro Guanandy 2. Enquanto isso, a instituição religiosa está arrecadando doações de todos os tipos de doces e guaraná, que podem ser entregues no local. 

A festa da Tenda de Umbanda Fé Amor e Caridade será no outro domingo, dia 3 de outubro, com a distribuição feita através de Drive-Thru, de 15h até 17h (ou até durar o estoque). 

A tenda estará recebendo as doações na sexta-feira (1°) ou por meio de agendamento no número (67) 3386-4866 (ligação ou WhatsApp). A arrecadação é de pacote de balas e pirulitos, pipoca doce, suspiro seco, goma cristalizada, refrigerante, bananada, Maria Mole, doce de abóbora cristalizado e bolos (serão recebidos somente no dia 3, a partir de 9h). Para fazer uma doação em dinheiro, o doador também pode entrar em contato no número (67) 3386-4866 (ligação ou WhatsApp).

Já a casa Ilé Alaketu Ase Ogiyan, no Jardim Noroeste, faz a celebração em homenagem a Cosme e Damião no dia 17 de outubro. O local fica na Rua Ubatuba, nº 315. O início está marcado para as 16h. Enquanto a festa não acontece, a tenda está arrecadando roupas, doces e  brinquedos para distribuir para as crianças. As doações podem ser entregues no local ou também buscadas pelos religiosos, entrando em contato com o número (67) 9 9349-8395. 

Cosme e Damião

Eles eram dois irmãos gêmeos médicos, da Ásia Menor, que ficaram conhecidos porque curavam pessoas e animais sem cobrar dinheiro. Ambos morreram por volta do ano 300 d.C. degolados, vítimas de uma perseguição do imperador romano Deocleciano. 

No Candomblé e na Umbanda, eles são conhecidos como os orixás Ibejis, que são filhos gêmeos de Xangô e Iansã. No Candomblé e Umbanda, a data é comemorada no dia 27, já para católicos é no dia 26. Independente da data, o simbolismo e a importância destes santos é a mesma em todas as práticas religiosas.

São Cosme e Damião também são considerados protetores dos gêmeos e das crianças. Por isso, as pessoas criaram o costume de distribuir os doces para homenagear os santos ou cumprir promessas feitas a eles.

Jornal Midiamax