Pagamento por aproximação se populariza e campo-grandense teme cair em golpes; saiba como se proteger

Clientes dividem opinião sobre o uso da tecnologia

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Cartões com pagamento por aproximação estão cada vez mais comuns
Cartões com pagamento por aproximação estão cada vez mais comuns

Os pagamentos por aproximação se popularizaram em Campo Grande, mas muitos consumidores ainda temem cair em golpes ou até mesmo perder o cartão e ficar com rombo na conta bancária. 

Gerente de loja de acessórios de celular no Centro, Wellinton Figueiredo, 32 anos, passou por situação suspeita com cartão de aproximação. “Chegou um morador de rua e queria usar um cartão de aproximação, desconfiei e disse que não estava funcionando a aproximação. É uma coisa que percebi, mas a pessoa tem que cuidar”, conta.

A estudante Gabrielli Moreira, 23, teme perder o cartão e ser vítima de criminosos, então, decidiu desativar a função do cartão. “Sou muito desastrada e já perdi um cartão”, relata.


Gabrielli decidiu desativar função de aproximação do cartão – Foto: Henrique Arakaki / Midiamax

Hemili Nakamura, 20, também estudante, disse que desativa a função, pois tem medo de perder o cartão. “Nunca perdi, mas tenho medo e desativei. Era bom por conta da agilidade, mas não faz tanta diferença. Ninguém vai morrer por ter que digitar a senha”, ponderou.


A estudante Hemili Nakamura disse que tem medo de perder o cartão – Foto: Henrique Arakaki / Midiamax

Por outro lado, há quem não se preocupe tanto assim. É o caso de Miguel Soares da Silva, 19, que está com o cartão por aproximação há 6 meses e não tem medo de usá-lo. “É muito fácil de cancelar pelo aplicativo. Se alguém pegar e fizer compra, vou ver e cancelar”, diz, sem contar com a possibilidade de perder o celular ou até mesmo ser assaltado.

Por fim, o técnico em informática, Jean Duarte Figueiredo, 23, também destaca a facilidade em cancelar o cartão. “Se alguém usar, notifica na hora. Além disso, tenho limite, ou seja, se for compra cara, ele [cartão] rejeita. Uso sem medo”, afirmou.

Saiba como se proteger de golpes

Dados mostram que a forma mais comum de fraude é proveniente de perda ou roubo do cartão. Assim, o primeiro passo é comunicar o mais rápido possível a instituição sobre o extravio do cartão. Caso haja aplicativo, uma forma é bloquear o cartão pelo celular e depois comunicar o banco.

Também é possível contestar as compras feitas no cartão por aproximação. Dessa forma, o emissor fará uma avaliação das compras para verificar se é compatível com o comportamento financeiro do cliente. Assim, o valor pode ser estornado após análise.

Dicas extras:

  • Não deixar o cartão em local de fácil acesso a terceiros.
  • Sempre verificar se o cartão está com você.
  • Checar o valor a ser passado na maquininha.
  • Não passar em maquininha com o visor quebrado.
  • Não emprestar o cartão.

Conteúdos relacionados