OMM (Organização Mundial de ) escolheu como tema deste ano “O oceano, nosso clima e tempo“, para o Dia Meteorológico Mundial, comemorado no dia 23 de março. Em Mato Grosso do Sul, a influência do La Niña nos oceanos deve atrasar o volume de chuvas, logo, prejudicando colheita de safras em 2021.

Segundo a meteorologista e coordenadora do (Cemtro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Franciane Rodrigues, os oceanos cobrem mais de 70% da superfície da terra e contém 97% de toda água do planeta. Dessa forma, os oceanos influenciam diretamente o clima e as condições meteorológicas, estabilizando as temperaturas, moldam a química atmosférica e interferem nos padrões de em várias partes do .

“Como exemplo, podemos citar as atuações do El Niño e do La Niña que são fortemente monitorados, pois ambos interferem em condições climáticas e meteorológicos e aqui no MS não é diferente. Todas as análises requerem, inicialmente, o conhecimento da interferência do oceano na atmosfera para realizar uma estimativa de médio a longo prazo. No Estado, interferências de El Niño estão associadas a chuvas acima da média enquanto que a La Niña temos efeito oposto”, explica.

Conforme a especialista, em situações de neutralidade, quando as temperaturas do Oceano Pacífico Equatorial estão dentro da normalidade, os efeitos atmosféricos são mais continentais.

“Independente, as condições ocasionadas via interferência do oceano na atmosfera afetam a economia, a agricultura e podem provocar situações de desastres, tais como, secas e chuvas excessivas. Estudos oceânicos são extremamente importantes pois impactam a vida como um todo, sendo um tema de importância tanto para comunidade científica como à população em geral”, disse.

Em Mato Grosso do Sul, a previsão é que o fenômeno posso ser mais rigoroso nos meses de abril e maio, aumentando a incidência de queimadas. A estação de outono começa neste sábado (20), podendo registrar passagem de massa de e baixa umidade relativa do ar

O meteorologista Natalio Abraão Filho alerta que a recomendação de novamente restringir o uso de queimadas, controlas ou não, no Estado. O prognóstico indica que no início da estação, o clima deve reduzir as características do , com pancadas de chuva isoladas nos fins de tarde, rajadas de vento e trovoadas. Com o passar das semanas, as condições de tempo mudam, começando período mais frio durante a manhã, sem chuva e maior frequência de nevoeiros.