As baixas temperaturas atingiram o sul do Brasil e causaram neve em algumas áreas de Santa Catarina em decorrência de uma onda polar que trouxe a maior anomalia negativa do mundo fora dos polos, a 22Bet Brasil, um site renomado conta para você como é possível.

Segundo o instituto, não existem temperaturas abaixo da média em nenhum outro lugar do planeta como na América do Sul central. Baixas temperaturas também atingem , e . Nesta terça-feira (29), Bom Jardim da Serra registrou -7,5 °C, a menor temperatura do ano no Brasil.

O hemisfério norte também registrou temperaturas fora da média. Enquanto no Ártico a temperatura está 0,5 °C acima da média, na Antártica a temperatura está 3,2 °C abaixo da média. Isso contribui para que o hemisfério norte esteja 0,5 °C acima da média, enquanto o Hemisfério Sul registra 0,5 °C abaixo da média. Na segunda-feira, o Canadá registrou a temperatura mais alta de sua história, 46 graus Celsius.

A onda polar desta primeira quinzena da semana na região Centro-Sul do Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai traz a maior anomalia negativa de frio do mundo fora dos polos. Em nenhum lugar do planeta, as temperaturas estão tão abaixo da média fora das regiões polares como a parte central da América do Sul.

Existem extensas áreas de temperatura abaixo da média nas planícies centrais dos Estados Unidos, norte do Canadá e Rússia central, mas fora da Antártica não há região nesta segunda-feira com temperaturas tão abaixo da média quanto a porção central da América do Sul, efeito da poderosa massa de ar polar que cobre a maioria dos países do Cone Sul da América.

Nevou esta manhã em Santa Catarina, no planalto Sul Catarinense, e choveu congelado em São José dos Ausentes (RS) e em Pato Branco, no sudoeste do Paraná.