A taxa de ocupação de leitos UTI (Unidade de Terapia Intensiva) volta a subir e chega a 95% na manhã desta quinta-feira (20). O indicador chegou a ficar 10 dias abaixo dos 90%, mas superou esse patamar. O Jornal Midiamax acompanha os índices diariamente pelo painel Mais Saúde, da SES (Secretaria Estadual de Saúde).

No início de abril, a taxa para leitos críticos chegou a 107%, quando a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) alertou que era o pior índice do país. O índice melhorou na semana passada, que fechou abaixo dos 90%.

Situação por região

Em Campo Grande, a taxa de ocupação chegou a 81% na segunda-feira, mas está em 92%. No HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) – referência do SUS para tratamento de covid em MS, todos os leitos críticos estão ocupados. Além disso, outros 8 pacientes estão em pontos extras instalados na área vermelha do hospital.

Em Dourados, a ocupação de leitos para pacientes em estado grave com covid está em 91% nesta quinta-feira. Após registrar índices abaixo dos 90%, Três Lagoas tem ocupação de 97% nesta quarta. Corumbá, Naviraí e Sidrolândia estão sem leitos UTI disponíveis para pacientes com covid.