Pular para o conteúdo
Cotidiano

Novo toque de recolher em MS começa nesta sexta; confira o que abre e como denunciar irregularidades

O novo toque de recolher entra em vigor em MS com restrição na circulação de pessoas a partir das 16 horas aos sábados e domingos.
Arquivo -
abre e fecha da Quinta-feira Santa em Campo Grande
Centro de Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio / Midiamax)

O novo toque de recolher entra em vigor nesta sexta-feira (26) em Mato Grosso do Sul com restrição na circulação de pessoas a partir das 20 horas durante a semana e a partir das 16 horas aos sábados e domingos. O novo decreto foi publicado na quarta (24) e somente os serviços listados como essenciais podem continuar funcionando em todo o Estado.

O objetivo da medida é reduzir a circulação de pessoas em Mato Grosso do Sul. O sistema de saúde passa por um colapso, quando faltam em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e medicamentos do ‘kit intubação’ estão no fim. Confira as principais restrições do decreto:

Circulação nas ruas

Conforme o decreto, o toque de recolher começa às 20h e segue até as 5h de segunda a sexta-feira. Porém, nos fins de semana o toque de recolher já começa às 16 horas. Ou seja, depois das 16 horas, estabelecimentos autorizados devem fechar e é proibida a circulação de pessoas nas ruas. 

A única exceção é para a circulação de pessoas e veículos em razão dos trabalhos listados como essenciais e para caso de emergência ou urgência.

O que pode abrir? 

O decreto divulgou uma lista com os serviços que podem funcionar até o dia 4 de abril. O em geral está fora da lista, portanto, as portas devem continuar fechadas. Apenas 45 atividades estão permitidas no período. 

A lista de atividades permitidas inclui serviços de saúde, assistência social, segurança, transporte de cargas; transporte coletivo de passageiros; transporte de passageiros por táxi ou aplicativo; coleta de lixo; telecomunicações e internet; abastecimento de água; esgoto e resíduos; serviços bancários, de pagamento, crédito e saque, exclusivamente na modalidade de autoatendimento para o público em geral; call centers; comércio de peças para máquinas e veículos, exclusivamente sob a modalidade delivery; construção civil, montagens metálicas e serviços de infraestrutura em geral; serviços de delivery e drive thru em geral; postos de combustíveis; frigoríficos; indústrias; educação; serviços postais; hotéis; atividades religiosas; entre outros. Confira a lista completa aqui.

Para os serviços onde o atendimento é permitido, as regras de biossegurança devem ser respeitadas: limitação de 50% da capacidade e distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas. 

O que pode funcionar durante o toque de recolher? 

Durante o toque de recolher, algumas atividades podem funcionar, como serviços de saúde, transporte, fornecimento de alimentos e medicamentos por delivery, farmácias, funerárias, postos de combustíveis, indústrias, restaurantes instalados no interior de postos de combustíveis localizados em rodovias e hotéis.

Os supermercados também podem abrir, mas é proibido o consumo de alimentos e bebidas no local. Além disso, só é permitida a entrada de uma pessoa por família. 

O que é proibido? 

De acordo com o documento, ficam proibidas atividades, eventos, reuniões e festividades, em locais públicos ou privados, que possam levar a aglomerações. Centros esportivos, balneários, clubes, salões e afins devem ficar fechados enquanto o decreto estiver em vigor. 

Fiscalização: Como denunciar? 

De acordo com o decreto, a fiscalização é feita pelos órgãos de segurança, como PM (), Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, ou seja, qualquer um destes órgãos podem receber denúncias e fazer a fiscalização do cumprimento do decreto estadual. O Governo do Estado informou que qualquer pessoa poderá denunciar o descumprimento das normas por meio do telefone 190. 

Além disso, a fiscalização também conta com a participação das Guardas Municipais e Vigilâncias Sanitárias municipais. Em , por exemplo, as denúncias podem ser feitas pelo número 153, que concentra as demandas da população.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional