Pular para o conteúdo
Cotidiano

Novidade em Campo Grande, viagens de app em motos já tiram o sono de mototaxistas

Uber vai adicionar novo serviço na plataforma e polêmica pode recomeçar
Arquivo -

A polêmica entre motoristas de aplicativo e motoristas ‘tradicionais’ pode se repetir em , mas dessa vez com novos protagonistas: os mototaxistas. Isto porque a anunciou que trará para a sua plataforma o serviço de transporte de passageiros em motos, semelhante ao mototáxi. Entre os profissionais tradicionais no transporte de passageiros em moto, a novidade já é responsável por tirar o sono de quem vive das corridas. 

Em 2017, quando a empresa implantou o aplicativo de mobilidade urbana na Capital, uma rivalidade entre os novos motoristas e os taxitas gerou certa discussão e represálias no meio automotivo. Agora em 2021, segundo o presidente do Sindicato dos Mototaxistas, Durvair Caburé, o setor recebe esse novidade com preocupação.

“Moto não é um veículo qualquer, tem uma capacidade de acidente maior. A gente precisa de pessoas, homens e mulheres, capacitados para exercer essa atividade de transporte de pessoas”, disse ele ao Jornal Midiamax. Caburé frisou que o índice de acidentes envolvendo mototaxistas é ‘quase zero’, por conta da capacitação dos condutores que rodam na cidade.

“Quando a gente vê que está chegando um aplicativo que basta ter uma moto e os documentos que eles exigem, que é quase nada e já pode transportar vidas, a gente vê com muita preocupação”, continuou. 

Conforme o presidente, outra fator preocupante é a diminuição da demanda em Campo Grande. “Vai atingir o setor em cheio, como atingiu o setor dos táxis. O próprio serviço de carros já atingiu muito as motos, não só os taxistas”, comentou com a reportagem. Para ele o setor já vive em dificuldade e o novo serviço vai piorar a situação. 

Novo serviço

De acordo com a Uber, a modalidade promete sair por um preço menor do que o do UberX, dos veículos de quatro rodas, e que todas as viagens incluem, entre outras medidas, a checagem de antecedentes dos parceiros e dão aos usuários a possibilidade de compartilhar com seus contatos a placa, a identificação do condutor e a localização no mapa, em tempo real.

Além de Campo Grande, algumas outras cidades do país também contarão com o serviço, que já oferecido em Aracaju (SE). A expectativa é de que a modalidade esteja disponível para os usuários em algumas semanas.

Com a chegada das viagens de moto, entregadores parceiros que usam motocicleta e já estão cadastrados no Uber Eats podem optar por também fazer viagens de Uber Moto. Para dirigir nesta modalidade, o motociclista precisa ter 21 anos ou mais, ter CNH ao menos há dois anos e ter no documento a observação de atividade remunerada (EAR).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados