O município de , a 297 km de Campo Grande, recebeu 918 doses da vacina CoronaVac, nesta terça-feira (18). Iniciando a imunização, a primeira moradora a ser vacinada foi a técnica de , Neide Fraga Oliveira de Souza, de 53 anos, que trabalha na linha de frente da pandemia.

Cerca de 40 minutos depois da chegada no município, os imunizantes começaram a ser distribuídos para as unidades de saúde(ESFs). Neste primeiro lote, a cidade recebeu 918 doses da vacina. Segundo estimativa da Secretaria Municipal de Saúde, apenas 37% dos profissionais da saúde da linha de frente de combate à Covid-19 e os idosos residente no asilo serão contemplados. Novos lotes devem chegar dentro de 2 a 3 semanas, segundo a previsão da SES/MS.

O transporte de Campo Grande a Nova Andradina foi feito em um ônibus da do Estado, sob a escolta de viaturas da Força Tática e Policia Militar (8º Batalhão). Já na entrada do município, dois veículos da Secretaria Municipal de Saúde recepcionaram as forças de segurança e os conduziram, em comboio, até o Centro de Especialidades Odontológicas, onde as vacinas serão armazenadas na rede de frios do Programa de Imunização do município.

A eficácia geral da vacina CoronaVac é de 50,38%, com 78% de prevenção para casos leves de coronavírus e 100% para casos moderados e graves da doença. As doses são destinadas apenas a pessoas maiores de 18 anos.

Primeira Imuniziada

A técnica de enfermagem, Neide, atua há 19 anos no Esf Centro Educacional e comentou sobre esse momento histórico, minutos antes de ser imunizada  “Sou muito grata por terem me escolhido, pois sou uma das funcionárias mais antigas na área da enfermagem. Estou um pouco com medo, meio ansiosa, mas confiante no sucesso da vacinação em todo país. Que seja um passo decisivo na desta doença, que já fez milhares de vítimas”, disse esperançosa a profissional.