Só no primeiro dia de força-tarefa, já vacinou quase quatro mil pessoas contra o coronavírus. O mutirão da vacinação começou na segunda-feira (22), para aproveitar os dias de feriados antecipados para frear o avanço do coronavírus. Ao todo, foram 3,8 mil doses aplicadas em idosos com 73 anos. 

Conforme dados da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde, ao todo foram aplicadas 3.817 doses em todos os pontos de vacinação abertos em horário especial nesta semana. Em algumas unidades, onde já havia uma grande procura pela vacina normalmente, houve uma busca ainda maior, como é o caso do instalado no , já em outras o movimento foi bem mais tranquilo. 

“Se você vai levar sua mãe, seu pai ou avós para vacinar e percebe que tem fila lá, procure outra unidade, há locais que a pessoa chega e é atendido na mesma hora, por exemplo”, orienta o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho.

Conforme a Sesau, as unidades que tiveram ritmo tranquilo de atendimento para vacinação foram as USFs (Unidades de Saúde da Família) Portal Caiobá, Vila Fernanda e Cristo Redentor. Nestas unidades, foram menos de 30 doses aplicadas no dia todo. 

Durante a semana, são 30 unidades de saúde abertas das 8h às 17h, mais o drive-thru do Aero Rancho e a Seleta, que também estão abertos ininterruptamente. A partir desta terça (23), o  Ginásio Guanandizão inicia atendimento para vacinação. O ginásio funciona das 7h30 às 17h, com entrada pela Travessa do Touro.

Parcerias com alguns planos de saúde vigentes na Capital também têm ampliado os locais de vacinação. “São ações coordenadas pela Sesau, onde serão atendidos os usuários dos planos que estão dentro da faixa etária a ser imunizada, assim, além de ampliar os pontos, reduz o movimento nas unidades onde há uma busca maior pela vacina”, explica o secretário. 

Em parceria com os planos, foram implantados três novos pontos, sendo um na rua Principe Ranier, 48 – bairro Vivenda do Bosque, para beneficiários da Cassems, o segundo no Hospital Militar, para atender os militares do exército, e aeronáutica que são usuários da Fusex. O último ponto está instalado no Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande, para os usuários do Servimed.