Após iniciar o ano com mais mortes por Covid-19 do que os quatro primeiros meses da , Mato Grosso do Sul registrou queda na média móvel. De acordo com o Consórcio de Imprensa, MS é um dos cinco estados brasileiros que diminuíram o índice.

No último domingo (31), o Estado registrou queda de 20% na média móvel de mortes por coronavírus. Assim, MS possui média de 14 mortes diárias, sendo que foram registradas 11 nas últimas 24h.

Em janeiro, o estado chegou a registrar 23 mortes na média diária, quando registrou 28 mortes em um dia. Além disto, os casos também registraram queda. No dia 31, a média móvel foi de 398 infectados, sendo que já chegou a 1.097 em janeiro.

Por fim, outros estados que estão em queda na média móvel de mortes por Covid-19 são: Rio Grande do Sul (-24%), Rio Grande do Norte (-38%), Sergipe (-34%) e (-19%).

Mortes em absoluto

Como já dito, MS registrou mais mortes em 5 dias de janeiro do que nos quatro primeiros meses de pandemia. Assim, com o término do mês, 2021 já registrou mais mortes do que os cinco primeiros meses.

Então, no primeiro mês deste ano foram registados 580 óbitos por coronavírus no Estado. Já de março a julho foram 411 vítimas fatais da doença em MS.

Janeiro é o segundo maior mês com maior concentração de mortes desde o início da pandemia. Dezembro de 2020 se mantém em primeiro lugar, com 584 óbitos. Os dados são da SES (Secretaria de Estado de Saúde), publicados diariamente por meio de .