Cotidiano

Ministério confirma síndrome inflamatória em adolescente que morreu por Covid-19 em MS

Após mais de quatro meses desde a morte de uma adolescente de 15 anos por coronavírus em MS, foi confirmado caso de Sim-p (síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica). A menina morreu em outubro e o caso estava em investigação desde então. É o primeiro caso de morte causada pela síndrome em MS.  Em outubro, a adolescente […]

Mylena Rocha Publicado em 03/03/2021, às 11h52 - Atualizado às 12h01

Foto Ilustrativa: Saul Schramm/Subcom-MS
Foto Ilustrativa: Saul Schramm/Subcom-MS - Foto Ilustrativa: Saul Schramm/Subcom-MS

Após mais de quatro meses desde a morte de uma adolescente de 15 anos por coronavírus em MS, foi confirmado caso de Sim-p (síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica). A menina morreu em outubro e o caso estava em investigação desde então. É o primeiro caso de morte causada pela síndrome em MS. 

Em outubro, a adolescente foi a primeira paciente menor de18 anos a morrer por coronavírus em MS.  “É o nosso primeiro óbito de uma adolescente, 15 anos, é muito triste”, disse o secretário Geraldo Resende na ocasião. Na época, a família chegou a questionar a causa da morte, mas a SES (Secretaria de Estado de Saúde) disse que ela passou por testagem antes do óbito e que resultado foi positivo para coronavírus. 

Após anunciar a morte, o secretário explicou que a síndrome tem atingido jovens que foram contaminados pelo coronavírus. “É uma síndrome que está se apresentando em jovens e crianças em todo o mundo”, disse em outubro. 

Na live desta quarta-feira (3), Geraldo Resende anunciou que a Sim-p foi confirmada no caso da adolescente e que este é o primeiro caso no Estado. 

“Foi confirmado como Sim-p um caso de óbito acontecido em uma adolescente no mês de outubro de 2020. Quero dar essa informação porque essa síndrome é um quadro grave originário de Covid em crianças. Tivemos confirmação por catalogação pelos critérios clínicos, epidemiológicos e laboratoriais do Ministério da Saúde”, disse.

Jornal Midiamax