Cotidiano

Mesmo com transferências, MS tem 200 pacientes com covid à espera de vagas em UTI de hospitais

Número é menor que o registrado no dia 2 de junho, quando havia 278 pessoas na fila

Gabriel Maymone Publicado em 14/06/2021, às 11h36

MS não tem leitos UTI disponíveis
MS não tem leitos UTI disponíveis - Divulgação

Mato Grosso do Sul tem 200 pacientes na fila para uma vaga em leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) nesta segunda-feira (14), conforme o boletim da covid divulgado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde). O número diminuiu em relação ao começo do mês, quando no dia 2 de junho eram 278 pessoas à espera de transferência para hospital.

O estado vive o colapso no sistema de saúde, com ocupação de 102% dos leitos UTIs, ou seja, o sistema de saúde opera acima da capacidade e pacientes estão internados de forma improvisada. Para amenizar a situação, desde o início do mês, MS já enviou 31 pacientes para UTIs em o  utros estados.

Conforme os dados, a central de regulação de Campo Grande tem 128 pacientes com covid aguardando leito para internação. Desses, 97 estão em UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs (Centros Regionais de Saúde) de Campo Grande.  Já na região de Dourados, são 41 pessoas na fila, sendo 23 em Dourados. E, por fim, na central de regulação do Estado são 31 pacientes. Desses, 6 estão em Três Lagoas.

Veja mais detalhes abaixo:

Jornal Midiamax