Começo do ano é conhecido pela quantidade de boletos que chegam nas casas de qualquer brasileiro. Entretanto, sul-mato-grossenses afirmam que mesmo com a é possível se organizar financeiramente. Assim, pagaram os impostos à vista para garantir os descontos.

Em Mato Grosso do Sul, o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) segue com desconto de 15% para quem pagar à vista até 29 de janeiro. De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Felipe Mattos, em torno de 30% a 40% dos cidadãos optam pelo pagamento por esta forma de pagamento.

Já o (Imposto Predial e Territorial Urbano) em tem desconto de 20% para quem quitar à vista até 11 de janeiro. Na Capital, já foram arrecadados R$ 106.382.438,49, montante de pessoas que preferiram garantir o desconto.

Uma delas é o servidor público, Geraldo Faria, que se planejou durante 2020 para fazer o pagamento à vista. “Normalmente, sabendo que todo ano no mês de janeiro a gente tem que pagar o IPTU, a gente já vai se organizando no mês anterior”, explica.

Mesmo com a pandemia, ele diz que o planejamento da família não foi afetado. Devido ao cargo público, ” não alterou muito, porque meu salário continuou o mesmo”. Apesar disto, Geraldo sabe que a realidade de estabilidade financeira não é para todo mundo. “Nem todo mundo consegue fazer isso, devido as dificuldades financeiras. Mas quando podem, o melhor é pagar a vista porque temos um desconto maior”, deixa a dica.

Então, com o pensamento de Geraldo, o desenvolvedor Miyagi também aproveitou o desconto à vista do IPTU. Leonardo brinca que prefere fazer o pagamento “na paulada”, para garantir o preço mais baixo. “Então todo mês eu guardo um pouquinho”, explicou, já que é prestador de serviços.

Oportunidade para desconto no IPTU

Assim como Geraldo e Leonardo, você se planejou para pagar o IPTU à vista, mas ainda não teve tempo para pagar o boleto? Fique tranquilo, neste sábado (9) e domingo (10) a Prefeitura de Campo Grande irá realizar um plantão de atendimento.

Mais de 30 colaboradores estarão disponíveis para atender a população das 8h às 14h na Central do IPTU. Além do final de semana, o plantão continua no último dia para garantir os 20% de desconto, na segunda-feira (11) o atendimento é das 08h as 16h.

Lembrando que a Central fica localizada na rua Arthur Jorge, número 500, em anexo ao Paço Municipal. Devido a pandemia do coronavírus, deverá ser mantido o distanciamento social e utilização de máscaras de proteção. Assim, tendas foram montadas no estacionamento da central, para evitar aglomerações. Por fim, quem for pagar o IPTU com desconto deve levar o número da inscrição municipal do imóvel.