A PMA (Polícia Militar Ambiental) receberam nesta segunda-feira (2) de uma motorista de 55 anos, que mora em Naviraí, um filhote de macaco-prego, que tinha perdidoa mãe em um atropelamento.

Segundo a mulher, o animal foi resgatado à margem da rodovia MS-141. Conforme informações da PMA, o pequeno órfão tinha ferimentos nas pernas.

O primata, de aproximadamente 30 dias de vida, foi encaminhado para atendimento médico veterinário e, posteriormente, será encaminhado à fazenda Green Farm CO2 Free, em Itaquiraí, para a possível reintrodução na natureza.

O que fazer quando um animal é atropelado?

A PMA orienta as pessoas que sigam o exemplo da motorista que socorreu o filhote. Mesmo que ela tivesse atropelado, a atitude de socorro seria a correta, até porque não existe crime ao atropelar um animal sem intenção.

No caso, o procedimento correto é parar o veículo em local seguro e, com segurança, verificar se o animal está morto. Se não estiver, efetue o socorro, porque toda vida tem um propósito e vale a pena ser preservada.

Se ele estiver morto e estiver na pista de rolamento, retire-o com segurança para o acostamento ou até para longe, onde não possa ser visto, para evitar que curiosos parem no acostamento para vê-lo e aumente o risco de acidentes.

Essa atitude pode evitar que outro usuário da rodovia possa vir a se acidentar e, às vezes, até matar a si e sua família, em novo possível acidente que esta atitude simples pode evitar.

De acordo com a orientação da ambiental, jamais deve-se fazer o que o motorista que a atropelou fez, abandonando, inclusive, o filhote que poderia morrer de fome.