De 79 cidades, 55 não registraram mortes por coronavírus nos primeiros 20 dias do mês de setembro em . Dados foram levantados pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) e também mostram que 19 cidades não registraram nenhum caso novo da doença no mesmo período. 

O levantamento foi feito nos 20 primeiros dias de setembro e ainda compara com os 20 dias anteriores. A SES aponta que só em setembro, foram registrados 3.274 casos novos e 95 mortes por Covid-19. Nos 20 dias anteriores, ocorreram 7.268 casos e 233 mortes, o que representa uma redução, respectivamente, de 54,95% e 59,22%.

“Esses dados confirmam que as ações de vacinação em todos os 79 municípios têm contribuído para a redução da ocorrência de casos graves e óbitos, ou seja, comprovam que a imunização é a forma mais eficaz de combater a Covid-19”, salienta o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende.

É importante lembrar que Mato Grosso do Sul é líder no ranking nacional de imunização e foi o primeiro estado a atingir a chamada imunidade coletiva. Dados do Vacinômetro apontam que MS tem 75,65% da população vacinada com pelo menos uma dose. 

Mesmo com o cenário positivo, a população não pode relaxar com os cuidados. “Mesmo com esses resultados, considerando o atual cenário de transmissão comunitária da Covid-19 em todo o território nacional, com confirmação de novas variantes, faz-se necessária a manutenção das medidas não farmacológicas de prevenção à transmissão do vírus”, salienta Geraldo Resende. As medidas incluem atos simples, como manter a higiene das mãos, utilizar máscaras e evitar aglomerações.

Confira quais municípios não tiveram mortes

Água Clara, Amambai, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aparecida do Taboado, Aral Moreira, Bandeirantes, Batayporã, Bodoquena, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Caracol, Corguinho, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Eldorado, Fátima do Sul, Figueirão, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Inocência, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jaraguari, Jardim, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Paranhos, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sete Quedas, Sonora, Tacuru, Taquarussu, Terenos, Vicentina.

Confira quais municípios não registraram casos

Alcinópolis, Antônio João, Aral Moreira, Bataguassu, Caarapó, Caracol, Corguinho, Figueirão, Japorã, Jaraguari, Jateí, Juti, Nova Alvorada do Sul, Novo Horizonte do Sul, Rio Negro, Rio Verde do Mato Grosso, Sete Quedas, Tacuru e Vicentina.