Junto com Covid-19, doenças cardiovasculares levaram 1,4 mil à morte em MS

Entre as comorbidades, doenças cardiovasculares são a segunda enfermidade mais frequente entre as vítimas fatais de Covid-19 em Mato Grosso do Sul

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Entre as comorbidades, problemas cardiovasculares são a segunda enfermidade mais frequente entre as vítimas fatais de Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Até a última quinta-feira (11), 1.457 pessoas que faleceram de coronavírus lutavam contra esta doença.

Assim, a enfermidade com maior número de óbitos por coronavírus no Estado são as pulmonares. Mais de 2,2 mil sul-mato-grossenses que morreram de Covid-19 tinham algum problema pulmonar. Os microdados utilizados para o levantamento do Jornal Midiamax são disponibilizados pela SES (Secretaria de Estado de Saúde).

Das 1,4 mil que morreram de coronavírus e tinham doenças cardiovasculares, 1.285 mil possuíam outras comorbidades. Então, 135 deles também sofriam de diabetes,  587 de problemas pulmonares e 10 tinham imunossupressão. Outras 553 vítimas fatais da Covid-19 lutavam contra doenças cardiovasculares e pelo menos mais duas efermidades.

Covid-19 e enfermidades

Em MS, 2.791 mortes causadas por coronavírus registraram outras comorbidades. O percentual de vítimas fatais da Covid-19 no Estado com outras doenças é de 90%.

Além das vítimas que possuíam doenças cardiovasculares e pulmonares, pessoas que faleceram de Covid-19 foram registradas com outras enfermidades. Assim, 1.130sofriam de diabetes, 173 tinham imunossupressão, 32 possuíam problemas renais e outras 26 tinham imunidade frágil.

Apenas 300 pessoas que morreram de Covid-19 em MS não possuíam comorbidades. Por fim, o número total de mortes registradas no Estado até esta quinta-feira (11), era 3.091, entre pessoas com outras doenças ou não.

Conteúdos relacionados

Vacinação criança