O Governo do Estado anunciou nesta segunda-feira (25) a implantação de mais 34 escolas de tempo integral na rede estadual de ensino. Se cumprida a promessa, serão 132 unidades neste modelo em MS. 

O anúncio foi feito durante o lançamento do programa “MS Alfabetiza”, evento realizado no auditório da (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande. “Estas novas escolas em tempo integral estão dentro da nossa programação, que visa chegar até o final de 2022 com 60% da rede estadual neste modelo”, disse o governador (PSDB).

Atualmente 98 escolas da rede estadual contam com o ensino em tempo integral, o que representa 21,9 mil alunos atendidos. A partir do ano que vem, então, seriam mais 34 escolas neste sistema dentro do programa “Escola da Autoria”. 

MS Afabetiza

Na mesma ocasião foi lançado programa “MS Alfabetiza”, para que os estudantes da rede pública possam melhorar a aprendizagem durante a alfabetização no 1° e 2° ano, em áreas como leitura e escrita, adequadas para suas idades.

Para isto, segundo o Governo, serão feitas parcerias com os 79 municípios, que de forma unânime aderiram ao programa. Eles vão receber investimentos na rede estadual e municipal de ensino, na qualificação profissional dos professores, material didático complementar, avaliação dos alunos, premiação às escolas, assim como apoio pedagógico.

Neste começo do programa pelo menos 3,5 mil professores farão parte da formação do “MS Alfabetiza”, contando aqueles que trabalham com alfabetização na rede municipal e estadual de ensino. A expectativa é que nos anos iniciais 757 escolas possam participar da iniciativa. Também haverá divisão de recursos de acordo com os resultados educacionais dos municípios.