O governador do Espirito Santo, Renato Casagrande, informou nesta quinta-feira (3), que o Estado não irá receber pacientes com de outros lugares do Brasil.

Casagrande fez o comunicado através de se twitter, após a SES (Secretaria Estadual de Saúde) afirmar que enviaria pacientes em tratamento de covid-19 para Rondônia e Espírito Santo, pois não havia mais leitos no Estado.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, disse à reportagem que foram informados da decisão também através das e por conta disso já realiza tratativas com outros Estados para que recebam os pacientes.

“Nós tivemos essa informação via redes sociais, o Espírito Santo havia nos oferecido, como ajuda humanitária, 20 leitos de UTIs (Unidade de Terapia Intensiva). Houve uma reavaliação e neste momento eles não possuem condições de fazê-lo, devido a possibilidade de expansão da doença naqueles Estado”, disse o secretário.

Resende ainda disse que São Paulo disponibilizou dez leitos de UTIs em um município do interior, próximo à divisa com MS. “Estamos trabalhando”, comentou.

Baixa adesão

Resende aproveitou para dizer que o atual cenário possa servir para que a população de Mato Grosso do Sul reflita sobre o cumprimento das medidas de biossegurança impostas em decretos.

“Eu acredito que esse quadro pode favorecer a adesão da população para com os decretos municipais, em seguir as orientações das autoridades sanitárias e que a gente possa ter a diminuição a partir dessa adesão nesse feriado prolonga”, comentou.

O secretario voltou a frisar que Mato Grosso do Sul possui o pior índice de isolamento social do país e espera que a população cumpra as medidas de isolamento ao longo do feriado prolongado.

*Matéria editada para o acréscimo de informações às 19:38.