A Sesdes (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social) abre nesta quinta-feira (17) a primeira fase da Operação Fim de Festa, que tem como objetivo intensificar a fiscalização dos cumprimentos de medidas contra o avanço do coronavírus (Covid-19). Comerciantes que desrespeitarem os decretos assinados pelo prefeito Marcos Trad correm risco de perder alvará. Também serão realizadas fiscalizações de trânsito.

De acordo com determinação do Executivo Municipal, a Guarda Civil Metropolitana, juntamente com a Vigilância Sanitária, Semadur (Secretaria Municipal de e Desenvolvimento Urbano) e outros órgãos fiscalizadores vão atuar, especialmente, na repressão de festas clandestinas e aglomerações em bares, conveniências e restaurantes. Aquelas pessoas e estabelecimentos flagrados em descumprimento serão punidos.

No que diz respeito aos estabelecimentos, as sanções podem variar de uma medida cautelar de interdição em uma primeira constatação de irregularidade, interdição por sete dias em caso de reincidência e, caso insista no descumprimento, em uma eventual terceira constatação, o alvará de localização e funcionamento será cassado. 

A primeira fase das operações será realizada desta quinta até o próximo dia 24 e, em seguida, do dia 25 até o próximo dia 30 de junho, sempre integrada com ações de trânsito, juntamente com a (Agência Municipal de Trânsito), (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) e Batalhão de Trânsito da Polícia MIlitar.