Feita por detentos, reforma em presídio de MS economiza R$ 1,3 milhão aos cofres públicos
O projeto ajuda na ressocialização dos internos e auxilia na remição da pena
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A reforma do espaço anexo ao estabelecimento penal masculino da cidade de Coxim, 258 km de Campo Grande, foi feito pelos próprios internos, gerando economia de R$ 1,3 milhão aos cofres públicos.
Segundo a magistrada e titular da vara de Coxim, a juíza Tatiana Said, o projeto traz dignidade aos internos, além de auxiliar na remição da pena. “Eles querem trabalhar e ficam aguardando uma oportunidade. Infelizmente o número de vagas de trabalho é muito aquém do número de reeducandos”, enfatiza.
No total foram construídas onze novas celas de convívio e duas celas disciplinares, além de área coberta para instalação de oficinas de trabalho, reformas de salas de aulas dos internos e adequação do espaço odontológico.
“A obra contou com a participação de 20 internos, todos do regime fechado, sem remuneração, mas com remição de pena. São ao todo 540 metros quadrados de obra”, explica a magistrada.
Outras obras com a utilização de mão de obra dos internos serão realizadas na cidade, como a construção do IML, do canil da Polícia Militar, local para recuperação e guarda de animais silvestres apreendidos, reforma de delegacias e da principal creche do município.
“Com a criação do convênio junto a Prefeitura Municipal, muitas outras obras podem ser realizadas, capacitando os internos para o trabalho em seu retorno para a sociedade. Sendo hoje já de conhecimento e reconhecimento, a qualidade dos trabalhos dos internos”, ressalta o diretor do Estabelecimento Penal Masculino de Coxim, Edilson Ferreira.
Para a Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul, a Amamsul, esse tipo de ação é fundamental para que o papel dos juízes seja também de auxílio e promoção de novas possibilidades para quem busca essa ressocialização.
“Esse também é um papel da magistratura, promover projetos que devolvam de alguma forma à sociedade os prejuízos causados por essas pessoas, e de certa forma, auxiliar também que essas pessoas possam retornar as suas vidas com alguma dignidade e possibilidade para retomarem a vida”, afirma o presidente da entidade, Giuliano Máximo Martins.
A realização do projeto contou com o apoio do Conselho de Segurança de Coxim e dos promotores que atuaram e atuam na vara criminal do Município respectivamente, Rodrigo Cintra Franco e Victor Leonardo Taveira de Miranda.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Servidor público é preso após matar irmão de ex-esposa em Angélica
- Mulher sofre fratura no braço após ser ‘fechada’ por veículo durante ultrapassagem no Indubrasil
- Família de Begèt de Lucena precisa de doações para custos de tratamento; saiba como ajudar
- ‘Trecho crítico’ da BR-163 registra duas mortes em menos de uma semana em Campo Grande
Últimas Notícias
Idoso morre 16 dias após ser atingido por motociclista que foge sem prestar socorro no Santo Amaro
Acidente aconteceu no último dia 28 de setembro
Com ponto facultativo, próximo ‘feriadão’ em MS só em novembro, e com ressalvas
Data deve abranger apenas serviços do estado, já que em Campo Grande a data foi antecipada para o dia 10 deste mês
Identificado motorista morto em batida com carreta na BR-262 em MS
Caminhoneiro disse que motorista teria invadido pista contrária quando ocorreu o acidente
MPMS libera empresário de tornozeleira, mas não responde pedido de Claudinho Serra
Prazo para vereador réu por corrupção livrar-se de monitoramento eletrônico termina nesta semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.