Pular para o conteúdo
Cotidiano

Familiares denunciam aglomeração de internos na Casa do Albergado em Campo Grande

Com medo da transmissão do coronavírus, familiares de internos do Estabelecimento Penal de Regime Aberto e Casa do Albergado, em Campo Grande, expuseram a situação de exposição ao qual os internos, que passam a noite no local, estão vivendo: falta de biossegurança, aglomeração e precariedade na limpeza. “Esta tendo muita aglomeracão, não tem ventilação, não […]
Arquivo -

Com medo da transmissão do coronavírus, familiares de internos do Estabelecimento Penal de Regime Aberto e Casa do Albergado, em , expuseram a situação de exposição ao qual os internos, que passam a noite no local, estão vivendo: falta de biossegurança, aglomeração e precariedade na limpeza.

“Esta tendo muita aglomeracão, não tem ventilação, não usam máscaras. Estou super preocupada com a situação”, disse ao Jornal Midiamax uma familiar, que preferiu não ser identificada. Ela explica que os homens, que cumprem pena no regime semiaberto, são expostos aquela situação e durante o dia ficam em casa, colocando em risco também a família.

Nas imagens (abaixo) é possível notar que os internos dormem em camas um ao lado do outro, sem o distanciamento recomendado pelos órgãos de saúde, em um ambiente fechado e com pouca ventilação. Além disso, precisam conviver com a insalubridade do chão e do banheiro.

Procurada, a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) informou que o local possui capacidade para 364 presos e atualmente está com 190 internos pernoitando, desta forma, utilizando 52% da capacidade de vagas.

“Conforme decisão judicial, 214 presos cumprem pena em regime domiciliar, destes 21 estão de atestado médico. Em caso de suspeita de contaminação por , o interno é orientado a procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima e, se caso, apresentar atestado médico comprovando a necessidade de isolamento, ele é imediatamente dispensado de pernoitar na unidade penal, devendo cumprir todo o tratamento em casa”, diz a nota.

Além disso, para retornar a pernoite, o interno deve apresentar o exame negativo para a Covid-19, sendo que o procedimento é informado à Vara de Execução Penal.

A agência também disse que não recebeu nenhum tipo de ou notificação sobre a precariedade do local, mas reiterou que todos os protocolos de biossegurança são adotados, “como aferição de temperatura, disponibilização de álcool em gel, lavatório com água e sabão líquido, obrigatoriedade de uso de máscaras faciais nas dependências da unidade penal, limpeza diária do local, entre outros”.

Confira as imagens do local:

WhatsApp: fale com os jornalistas do Midiamax

O leitor enviou as imagens ao do Jornal Midiamax no número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total sigilo garantido pela lei.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira