Dermivaldo Martins da Silva tem 2.600 cabeças de gado em confinamento na cidade Corguinho, próximo à Capital. Segundo ele, já faz dois dias que não consegue alimentar direito e nem dar água aos animais.

“Eu preciso de energia para triturar o que uso na ração e para bombear a água que eles bebem”, diz o produtor rural.

Dermivaldo ainda reclama da falta de contato com a concessionária de energia . “Tentei ligar várias vezes, mas nem consigo falar. Meus animais estão perdendo peso e estão fracos, não vão aguentar muito mais”.

Na mesma situação está Leandro Xavier, que mora no Nazaré, no distrito de Anhanduí. “Temos vaca, porco, galinha, bezerro e estamos sem água para dar aos animais”.

Em uma propriedade rural localizada entre Jaraguari e Campo Grande, Gabriele conta que está sem energia desde sexta. Ela produz queijo, chipa e salgados para sobreviver. A cada hora que passa, a angústia aumenta junto da perda de mercadoria. Além disso, Gabriele tem uma bebê de 3 meses e um filho que precisa de cuidados especiais.

“Nós revendemos salgados congelados e queijos. Hoje (17) já começamos a perder as chipas que estão descongeladas. É nossa única fonte de renda, dá um desespero”.

Falta de luz

No último balanço divulgado pela concessionária Energisa no fim da manhã deste domingo (17), a empresa afirma que equipes trabalharam durante toda a madrugada para reduzir o número de solicitações na Capital. Desde ontem, profissionais de outros estados estão em Campo Grande para integrar a força-tarefa.

Na área urbana, até o início da tarde, eram 16 bairros com problemas de falta de luz. A reportagem questionou a concessionária a respeito do restabelecimento do fornecimento de energia na área rural, e aguarda retorno. 

Para evitar congestionamento no 0800 da empresa e ampliar a capacidade de atendimento, a concessionária abriu as agências em Campo Grande e Dourados. A Energisa orienta os consumidores a priorizarem o atendimento pelo WhatsApp (Gisa): (67) 9 9980-0698 e aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular).