Expedição irá levar atendimento médico gratuito para comunidades isoladas do Pantanal
Médicos de diversas especialidades pretendem fazer mais de 3 mil atendimentos
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A expedição Alma Pantaneira 2021 pretende percorrer mais 1 mil quilômetros e fazer cerca de 3 mil atendimentos em pessoas que moram em comunidades afastadas e de difícil acesso no Pantanal, em novembro, levando assistência médica, odontológica, veterinária e sanitária.
O lançamento será nesta sexta-feira (22), em Campo Grande, mas a saída da expedição está marcada para o dia 17 de novembro, com previsão de retorno previsto para o dia 29 do mesmo mês.
Além dos atendimentos que serão prestados pelos profissionais, o grupo também irá distribuir mais de três toneladas de material de higiene pessoal, material escolar, brinquedos, roupas, alimentos, entre outros itens.
Também será realizado o plantio de um milhão de sementes de árvores nativas, escolhidas com embasamento técnico para não prejudicar a região, que serão soltos por meio de balões biodegradáveis inflados com gás e soltos durante o percurso.
“Por dificuldade de acesso ou por morarem muito no interior do Pantanal, os moradores da região dificilmente conseguem atendimento de saúde, nem mesmo quando realmente precisam, sem preocupação com a prevenção de doenças. Tratamos geralmente de pessoas hipertensas, com contusões, artroses, artrites, problemas de visão e dentes, que com o tempo, comprometem muito a saúde das pessoas”, comenta o médico ortopedista Luiz Mikimba, integrante da Expedição.
A expedição, que nasceu em 2012, é encabeçada pela organização independente Médicos do Pantanal (MDP), que espera neste ano realizar cerca de três mil atendimentos e procedimentos médicos e odontológicos.
Veterinários também integram a equipe e vão tratar de animais domésticos de pequeno porte realizando a assistência necessária. Os profissionais da saúde são de diversos estados do Brasil que voluntariamente participam do projeto. A Marinha do Brasil também integra a expedição, cedendo dois caminhões que ajudam no transporte do material e militares que apoiam em toda a parte logística.
Notícias mais lidas agora
- MAPA: Confira onde ficam os radares que mais multam em Campo Grande
- VÍDEO: câmera flagrou acidente que deixou motociclista gravemente ferido no São Jorge da Lagoa
- Preso com 52 quilos de cocaína em Campo Grande é executado a tiros na fronteira
- Homem morre após se engasgar com carne em bar na Guaicurus em Campo Grande
Últimas Notícias
Traficante é preso em Ponta Porã com carga de cocaína avaliada em R$ 6 milhões
Veículo chamou a atenção por estar com a suspensão baixa
Antes suplente, Luiza comemora representação autêntica das mulheres na Câmara com eleição
Luiza Ribeiro (PT) e Ana Portela (PL) foram as únicas mulheres eleitas vereadoras em Campo Grande no último domingo (6)
Prefeitos de 30 municípios conseguem se reeleger em Mato Grosso do Sul
Número representa 38% das prefeituras do Estado
Vereador morre antes de saber que foi reeleito em cidade do Piauí
O vereador de Sebastião Barros (PI) Geraldo Corado (MDB), morreu minutos antes de saber o resultado oficial divulgado pela Justiça Eleitoral
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.